Redação Pragmatismo
Tecnologia 10/Fev/2021 às 07:00 COMENTÁRIOS
Tecnologia

O que é hospedagem WordPress e como melhorar seu site com ela?

Publicado em 10 Fev, 2021 às 07h00

Você provavelmente já ouviu falar do Wordpress. Sabe o que é essa ferramenta? Quer aprender mais sobre ela? Aqui você encontra tudo o que precisa para entender como e por que o Wordpress pode melhorar o seu site ou ser a melhor opção para quem quer criar um site novo.

SEO Title hospedagem WordPress como melhorar site blog página tecnologia
Imagem: Painel WordPress

O que é hospedagem WordPress e como melhorar seu site com ela?

Os provedores de serviços de hospedagem WordPress têm se tornado uma das primeiras opções para quem vai criar um site, graças à sua versatilidade e às múltiplas opções proporcionadas.

O que é hospedagem WP gerenciada?

A hospedagem gerenciada do WordPress foi concebida para ser um serviço em que o host fornece a instalação e gerenciamento do WordPress sem necessidade de intervenção dos usuários. O que vemos hoje é que o termo está sendo usado de maneira mais ampla, incluindo agora também aqueles sites de hospedagem que simplesmente possuem alguns recursos para wordpress.

Qualquer pessoa normal, ao começar a pesquisar sobre o assunto, acaba tendo inúmeras dúvidas, tais como:

— É normal que os provedores tenham diferenças tão absurdas assim de preço entre eles?
— O serviço de hospedagem WordPress é a mesma coisa que um serviço comum ou é melhor?
— Será que o meu site necessita de um servidor WordPress?
— Vale o preço mesmo pagar tudo isso por uma hospedagem WordPress?
— Qual parte do site será gerenciada pelo provedor para mim?

Algumas explicações básicas

O WordPress é uma plataforma de construção de sites que gerou toda uma linguagem que atualmente é muito, mas muito popular mesmo entre toda a internet. Com muito popular, quero dizer simplesmente 35% de toda a internet – ou mais ou menos isso. É normal, portanto, que hoje em dia diversos provadores de hospedagem tenham incluído serviços de gerenciamento WordPress em seus planos. Esse sucesso todo se deve ao fato de que esta é uma forma de ter seu site sem a necessidade de um curso profissionalizante para isso.

Então, várias empresas de hospedagem começaram a fornecer serviços exclusivos e especializados em WordPress, o que faz com que elas tenham diferenciais e sejam melhores que suas concorrentes para quem quer fazer um site baseado nesta tecnologia.

Ou seja, um provedor de hospedagem qualquer, que não tem tantos serviços exclusivos e não custa tão caro, pode oferecer toda a estrutura de hospedagem WordPress para seus usuários, mas sem qualquer suporte ou auxílio de gerenciamento. Por outro lado, muitos servidores mais caros oferecem serviço de hospedagem WordPress gerenciado, os quais oferecem também atualizações automáticas, serviços de backup e recuperação de dados, entre outras coisas.

Por que escolher o WordPress?

A primeira decisão a tomar quando você quer fazer um site é em qual software você deseja que o site use para ser construído. Nesta conjuntura, o WordPress comanda mais de 30% da Internet, com uma classificação mais alta do que outros concorrentes como Joomla, Drupal e Magento. O sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) do WordPress transcendeu a capacitação de blogs pessoais e agora ajuda a criar experiências digitais para empresas corporativas.

A hospedagem em WordPress funciona tanto para usuários finais como para desenvolvedores que precisam de ferramentas para criar blogs e sites e aplicativos em grande escala no WordPress. Você pode personalizar totalmente o seu tema e marca e usar os plug-ins de sua escolha no seu painel de controle. Também é uma opção que oferece diversas formas de integrar seu site às suas redes sociais.

Opções de hospedagem WordPress

A próxima etapa deve ser uma empresa de hospedagem exclusiva para WordPress ou um Host WordPress Gerenciado. Isso significa uma empresa que se especializou apenas em WordPress, então eles desenvolveram sua tecnologia do zero para desempenho e segurança.

Você precisa procurar um host que crie backups do seu site automaticamente todos os dias, e não cobra tão caro, como alguns farão. Em seguida, procure uma empresa que tenha uma área de teste e uma opção de controle de versão. Seu desenvolvedor e designer irão agradecer por isso.

As hospedagens em WordPress devem ter seus próprios backups que são criados todas as noites. Mesmo se você trabalhar com eles, a equipe provedor recomendaria que você opte por backups redundantes para se proteger ainda mais.

Uma coisa legal dos provedores de WordPress é que você consegue migrar seu site entre os provedores de maneira bastante fácil e descomplicada. Vale verificar os serviços que cada provedor de hospedagem oferece antes de fechar negócio. Uma dica interessante é procurar sites de hospedagem wordpress no tophospedagemdesites.com.br ou outras plataformas parecidas, que listam os provedores do mercado e fazem análises críticas.

Recursos importantes de um servidor de hospedagem WordPress

O suporte é provavelmente o recurso que fará a maior diferença em sua experiência de hospedagem. Quando precisar de ajuda com seu site, você deseja falar com pessoas experientes em tecnologia que podem resolver seus problemas técnicos rapidamente e são pacientes para ajudá-lo a descobrir as coisas. Como você está hospedando no WordPress, certifique-se de que a equipe de suporte seja composta por especialistas em WordPress, para que eles possam consertar não apenas os servidores, mas também o site.

A maioria dos provedores de WordPress oferece vários engenheiros de suporte por cliente, geralmente com vários anos de experiência em WordPress. A maioria dos tíquetes costuma ser respondida em 30 minutos, dependendo, é claro, de cada provedor. Alguns planos especiais com equipes de suporte dedicadas a você podem ser contratados, mas tudo tem seu preço, é claro.

Certifique-se de que a empresa que você irá contratar garanta sua segurança, protegendo dados confidenciais. Alguns provedores de serviços possuem servidores proxy, banco de dados, cache de disco e redes de entrega de conteúdo, é rápida e escalonável, sendo algo valorizado entre os concorrentes deste mercado.

É importante também considerar a escolha de um host pensando no SEO do seu site em particular. O Google leva em conta a velocidade do site com seu algoritmo de busca, pois descobriu que cada 100 ms adicionais de tempo de carregamento da página significam uma queda de 20% no tráfego. Quanto mais tempo o site demorar para carregar, mais visitantes abandonarão o site e continuarão com o dia. Você quer um host que seja capaz de servir páginas em 1,5 segundos ou menos.

E aí, conseguiu tirar algumas dúvidas que tinha sobre a hospedagem WordPress? Ficou curioso para aprender mais sobre o assunto? Como mostramos aqui, não é nada difícil fazer um site em WordPress, e se você usa outra plataforma, deveria dar uma chance para a líder mundial, não acha?

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS