Redação Pragmatismo
Economia 09/Fev/2021 às 08:00 COMENTÁRIOS
Economia

Escolha de um consultor financeiro

Publicado em 09 Fev, 2021 às 08h00
Escolha consultor financeiro economia mercado organização metas
(Imagem: audiolaby)

Um bom consultor financeiro trabalha com você para entender suas necessidades, definir suas metas financeiras e criar um plano para o ajudar a alcançá-las.

Decida o que você quer de consultoria financeira

Antes de obter aconselhamento financeiro, decida o que deseja obter com isso. Isso depende do seu estágio de vida, quanto dinheiro você tem e o que você está tentando alcançar.

Um consultor financeiro pode ajudá-lo a tomar decisões financeiras e planejar o futuro. Isso pode incluir conselhos sobre orçamento, investimento, planejamento de aposentadoria, planejamento imobiliário, seguro e tributação.

Escolher o conselho financeiro certo para você

Um consultor financeiro pode fornecer conselhos financeiros gerais. Este tipo de conselho não leva em consideração sua situação ou objetivos pessoais, ou como isso o pode afetar pessoalmente.

Um consultor financeiro também pode dar conselhos financeiros pessoais. Este conselho é adequado à sua situação e objetivos financeiros e é do seu interesse. Pode incluir:

— Conselho simples, de uma única questão: Ajuda com uma questão financeira, por exemplo, quanto contribuir para o seu super ou o que fazer se você herdar ações.

— Aconselhamento financeiro abrangente: Ajuda a desenvolver um plano financeiro para atingir seus objetivos financeiros. Isso cobre coisas como economias, investimentos, seguros e planejamento de super e aposentadoria.

— Aconselhamento contínuo: Monitoramento e revisão regular do seu plano financeiro e assuntos

Encontre um consultor financeiro

Depois de saber o que deseja, encontre um consultor que ofereça os serviços certos para você.

Você pode procurar um consultor financeiro por meio de suas associações profissionais, seu credor ou instituição financeira ou recomendações de pessoas que você conhece.

Você também pode encontrar um corretor online que o ajudará a investir seu dinheiro. Saiba mais sobre o conceito de corretor aqui.

Verifique o Guia de Serviços Financeiros

A melhor maneira de ver o que um consultor financeiro oferece é ler o Guia de Serviços Financeiros. Deve estar no site deles, ou você pode pedir uma cópia.

O Guia de Serviços Financeiros mostra:

— os serviços que oferecem;
— como eles cobram;
— quem é o dono da empresa;
— quaisquer links para fornecedores de produtos;
— seu número de licença.

Conselhos Robóticos

Aconselhamento Robótico é um conselho financeiro automatizado que você pode obter online. Você insere suas informações, por exemplo, seus dados pessoais, metas de investimento e tolerância ao risco. Em seguida, o conselho é gerado usando algoritmos e tecnologia digital.

Aconselhamento robótico pode ser mais barato e conveniente do que um consultor financeiro, mas tem limitações. A maioria dos conselhos robóticos oferece apenas uma gama limitada de serviços. Um programa de computador não pode ajudá-lo a estabelecer metas ou objetivos. Ele não pode responder às suas perguntas e não pode lhe dar conselhos sobre situações financeiras complexas.

Conheça e compare consultores financeiros

Os consultores financeiros geralmente não cobram pela primeira reunião. Isso torna mais fácil encontrar alguns consultores diferentes para comparar o que eles oferecem.

Quando você encontrar um consultor, pergunte sobre:

— suas qualificações, principal base de clientes e áreas de especialidade;
— quais taxas você vai pagar, com que frequência e o que você receberá em troca;
— como eles administrarão seu dinheiro;
— com que frequência você se encontrará;
— quais informações você receberá e com que frequência;
— como eles irão consultá-lo sobre as decisões;
— como eles irão monitorar e gerenciar seus investimentos;
— quais comissões ou incentivos eles recebem de produtos financeiros e como eles escolherão os produtos para recomendar a você;
— quem cuidará da sua conta quando estiver fora;
— como eles vão lidar com as reclamações (consulte os problemas com um consultor financeiro para aprender sobre o processo de reclamações);
— como rescindir seu contrato com eles (incluindo quaisquer penalidades ou prazos de notificação).

Um bom consultor irá conhecê-lo, mantê-lo informado e ajudá-lo a atingir seus objetivos. Eles também discutirão com quanto risco você se sente confortável.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS