Redação Pragmatismo
Saúde 11/Fev/2021 às 15:52 COMENTÁRIOS
Saúde

Atriz é encontrada com vida no Rio de Janeiro após desaparecer por 8 dias

Publicado em 11 Fev, 2021 às 15h52

Atriz de 26 anos que estava sumida há 8 dias é encontrada em hospital no Rio de Janeiro com quadro de depressão profunda e ansiedade

Lohany Façanha Martins
Lohany Façanha Martins (Reprodução)

A atriz e modelo Lohany Façanha Martins, de 26 anos, que estava desaparecida desde o último dia 2, foi encontrada nesta quinta-feira (11) no Rio de Janeiro. Os pais da jovem confirmaram a informação.

De acordo com a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), Lohany está internada no Hospital Philippe Pinel, em Botafogo, com um quadro de depressão profunda e ansiedade.

Lohany foi localizada por meio da parceria entre a Polícia Civil e serviços sociais de hospitais federais, estaduais e municipais, que auxiliam os agentes em casos de desaparecimentos.

A atriz e modelo é nascida e criada em Macapá (AP), mas está morando no Rio de Janeiro desde 2019, onde trabalha como modelo e atua em peças de teatro.

A família tentava há oito dias falar com Lohany, que mora com uma amiga no bairro Botafogo. As ligações no celular da atriz caiam na caixa postal e as mensagens de texto não chegavam.

Pedro Da Lua, ex-marido de Lohany, afirmou que a atriz procurou a unidade de saúde por conta própria para o tratamento da depressão e ansiedade.

A família publicou nas redes sociais sobre o ocorrido. “Gente, depois de grande repercussão nas redes sociais e jornais, Lohany foi reconhecida e encontrada hospitalizada. É toda a informação que temos no momento. Com todo o meu coração gostaria de agradecer a todos vocês pois sem a ajuda de vocês jamais teríamos conseguido”, escreveu Simone Gonçalves, tia da modelo, na manhã de hoje, no Facebook.

“A tia dela confirmou no hospital que ela mesmo procurou atendimento após uma crise grave de ansiedade e depressão. Ela não deixou contato nem endereço, acabamos achando por algo divino depois que o caso ganhou repercussão. Se não tivesse a toda essa repercussão, o rapaz que a reconheceu, não iria saber”, confirmou o ex-marido.

Segundo a família, Lohany trabalha atualmente em uma agência de modelo, além de participar como voluntária em uma Organização Não Governamental (ONG) que cuida de crianças carentes em favelas do Rio de Janeiro. Ela não compareceu nos lugares desde 2 de fevereiro, mesmo com agenda prevista.

No dia do desaparecimento, a atriz falou por vídeochamada com o ex-marido – que vive em Macapá – quando conversou com a filha, de 5 anos. Ela costumava ligar todos os dias para manter o contato.

Depressão profunda

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 322 milhões de pessoas sofrem com a depressão no mundo. Esse número corresponde a 4,4% de toda população da Terra.

Os brasileiros são os que mais sofrem desse mal na América Latina, com 5,8% da população doente, principalmente entre os 55 e 74 anos. No entanto, a depressão profunda é capaz de atingir pessoas das mais variadas idades.

A depressão pode ocorrer de diversas formas e graus de intensidade, podendo passar por estágios de depressão leve, moderada e severa. Esta última é conhecida como depressão profunda, considerada a fase mais grave da doença.

Em geral, os sintomas de depressão se assemelham a todos os níveis da doença, embora haja diferenças entre eles. Mas o que acentua o problema e faz com que o distúrbio seja considerado severo é, principalmente, a presença de pensamentos de morte, e até mesmo suicidas.

Alguns sintomas associados à depressão profunda são:

Tristeza permanente e incapacitante — A tristeza relacionada à depressão não é uma tristeza qualquer, passageira, desencadeada por um fato específico ou isolado. É algo que apenas se sente, sem que se possa apresentar um real motivo para isso. O portador de depressão profunda sente uma tristeza permanente, que incapacita a pessoa para o lazer, o trabalho e o convívio social.

Busca por isolamento — Além de sentir-se triste e desmotivado, o depressivo costuma isolar-se por completo, evitando contato com pessoas próximas, por não querer dialogar e interagir com ninguém, preferindo ficar sozinho.

Sentimento de culpa e inutilidade — A depressão costuma fazer com que a pessoa sinta-se inútil e culpada pelos problemas e insatisfações, suas e de terceiros. A baixa autoestima se acentua significativamente em quem tem depressão profunda.

Distúrbios do sono — O sono sempre é afetado em quem lida com a depressão. O cenário mais comum é que a pessoa troque o dia pela noite. Sua tristeza e desmotivação a levam a dormir em excesso durante o dia, numa tentativa de fuga das tarefas e do tempo, o que acaba gerando insônia durante a noite.

Desânimo e pessimismo — A depressão gera uma incapacidade de ver o lado bom das situações. A tristeza profunda antes mencionada, faz com o que a pessoa depressiva perca a capacidade de sentir-se otimista. O desânimo está sempre presente, e é como se a vida fosse vista sempre em “preto e branco”.

Ausência de autocuidado — A falta de vontade e de iniciativa afetam a vida da pessoa com depressão profunda, chegando a atividades básicas, como a higiene pessoal. O depressivo pode passar dias sem tomar banho e escovar os dentes, por exemplo. As atividades físicas e o cuidado com a beleza também são rapidamente deixados de lado.

Pensamentos suicidas ou de morte — O sintoma mais característico da depressão profunda, e também o mais grave, está relacionado aos pensamentos constantes de morte e até de suicídio. Muitas vezes a pessoa não tem a intenção de se matar, mas deseja profundamente a morte, como forma de acabar com o sofrimento causado pela doença, do qual ela não consegue se livrar.

Tratamento

A depressão profunda é muito difícil de superar sem ajuda externa. A consulta com um profissional de saúde é indispensável. Uma das terapias passa pela administração de medicamentos que podem estabilizar as substâncias químicas no cérebro e fazer com que o paciente se sinta melhor.

Já a terapia cognitiva comportamental ajuda o paciente a resolver os seus problemas atuais e a aprender novas maneiras de lidar com a sua doença. Neste link você poderá saber mais informações a respeito do tratamento.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS