Redação Pragmatismo
Direita 25/Fev/2021 às 08:50 COMENTÁRIOS
Direita

Ana Paula aciona a Justiça contra Casagrande após críticas

Publicado em 25 Fev, 2021 às 08h50

Ana Paula do Vôlei vai à Justiça contra Casagrande após ter fake news desmascarada pelo ex-jogador. A militante bolsonarista alega ter sido vítima de calúnia: "extrapolou a liberdade de expressão". Ana já foi acusada, entre outras coisas, de racismo

Ana Paula do vôlei
Ana Paula

A ex-jogadora de Vôlei Ana Paula Henkel disse que vai acionar a Justiça contra o comentarista Walter Casagrande. Ela alega ter se sentido caluniada por um texto de Casagrande publicado na última semana.

No texto, Casagrande desmascara uma fake news disseminada por Ana Paula, que é militante bolsonarista e comentarista do programa ‘Pingos nos Is’, da Jovem Pan.

O ex-craque do Corinthians se irritou por Ana Paula ter usado uma frase do neonazista Kevin Alfred Strom, supremacista branco e negacionista do holocausto, como se fosse de Voltaire, para defender o deputado preso Daniel Silveira.

“Como alguém pode ter a desfaçatez de distorcer uma frase de Voltaire para defender um pregador de agressões às instituições democráticas e seus representantes? E usar o passado de esportista para isso? Uma ex-atleta que enquanto jogou nunca abriu a boca para nada, jamais mostrou ter personalidade para falar de política, calou diante da evidente corrupção no esporte que praticava”, criticou Casagrande.

“Alguém que espalha fake news, assim como o seu ídolo, para difundir mentiras e defender pessoas que não têm a mínima condição de viver em sociedade democrática. Triste, muito triste, mas, enfim, acontece em todas as atividades”, continuou o ex-futebolista.

Na terça-feira (23), Ana Paula afirmou que Casagrande “entrou no campo das ofensas, da injúria, da calúnia e da difamação”.

“A gente tem que colocar os pingos nos is. É muito importante esclarecer algumas coisas que hoje já estão tentando — há uma tentativa de distorção. Ao longo do tempo, em momento algum ataquei a honra e a imagem de ninguém. Nunca fui à página de ninguém, seja no Facebook, Instagram ou Twitter para ofender aquela pessoa ou mesmo discordar veementemente atacando a honra”, disse Ana Paula.

“No domingo, esse senhor [Casagrande] parece que acordou e disse: ‘Vou escrever um artigo em que não vou atacar as ideias da Ana, vou atacar a Ana Paula’. Ele extrapolou a liberdade de expressão. Ele entrou no campo das ofensas, da injúria, da calúnia e da difamação. E, agora, minha conversa com ele vai sair das redes sociais e vai ser no judiciário”, continuou a ex-atleta.

Outras polêmicas

Além de fã de Jair Bolsonaro, Ana Paula é admiradora confessa do ex-presidente Donald Trump e do escritor Olavo de Carvalho. A ex-jogadora, que reside atualmente nos Estados Unidos, também acumula polêmicas com outras personalidades públicas.

No fim do ano passado, Ana Moser, que jogou ao lado de Ana Paula na geração de bronze na Olimpíada de Atlanta (1996), acusou a antiga companheira de “passar dos limites”.

“Tem outras personalidades que criam outros personagens em cima de outras estratégias de comunicação. Essa, que especialmente a Ana Paula usa hoje em dia, passou de todos os limites, dentro de uma estratégia de comunicação, de uma ideologia”.

A também ex-jogadora de Vôlei Isabel Salgado soltou uma carta pública em junho do ano passado após a seguinte postagem de Ana Paula no Twitter: “12% negros, 62% dos roubos, 56% dos assassinatos. Faça as contas”.

Isabel rebateu: “Talvez pelo fato de você ter se casado com um americano branco, você tenha sentido a necessidade de se alinhar a uma branquitude, que tem como uma de suas características principais a incapacidade de perceber o seu lugar de privilégio, uma branquitude que naturaliza o lugar de poder branco e torna a supremacia branca uma norma. Afinal, sabemos que ser imigrante por essas bandas daí não é muito fácil, ainda mais com um biotipo latino. Leia os historiadores, sociólogos, antropólogos, cientistas de várias áreas que discutem as formas e as consequências do racismo ou, pelo menos, demonstre um pouco de consciência diante do negacionismo e das barbaridades que estão acontecendo no Brasil. São tantas que se torna difícil destacar apenas uma. Se não consegue ter empatia diante da dor alheia, melhor ficar em silêncio. Usando as redes como tem usado, você presta um desserviço no processo de combate ao racismo”.

Em outra oportunidade, Ana Paula sugeriu que o racismo não existe. Ela publicou uma citação afirmando que o racismo é “mantido vivo por políticos, agitadores de raças e pessoas que têm uma sensação de superioridade chamando os outros de ‘racista'”. Ela também publicou um vídeo de uma mulher negra chamando o movimento negro de ‘hipócrita’.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS