Redação Pragmatismo
EUA 07/Jan/2021 às 17:37 COMENTÁRIOS
EUA

Símbolo da invasão, homem acredita que Trump defende os EUA da pedofilia

Publicado em 07 Jan, 2021 às 17h37

Homem que usava chapéu de pele com chifres foi um dos símbolos da invasão ao Capitólio e também virou alvo de vários memes. Integrante do movimento QAnon, ele acredita que Trump defende os EUA da pedofilia e de um esquema profundo de tráfico humano

Jake Angeli
Jake Angeli (Reuters)

Ronayre Nunes, Correio Braziliense

Em meio a um verdadeiro caos, a invasão do Capitólio norte-americano nesta quarta-feira (6/1) foi também marcada por uma figura um tanto quanto inusitada.

Sem camisa, com várias tatuagens, o rosto pintado de vermelho e azul (em referência a bandeira dos Estados Unidos), calças largas e uma espécie de chapéu de pele com chifres, Jake Angeli, 32 anos, circulou pela casa da democracia do país com um megafone em mãos.

A figura que logo virou um símbolo da invasão (assim como alvo de vários memes nas redes sociais) não é nenhum estreante no cenário de defesa do ex-presidente Donald Trump. Respondendo pelo apelido de Q Shaman, Angeli faz parte de um movimento conhecido como QAnon.

SAIBA MAIS: QANON — Teoria da conspiração dos EUA também avança no Brasil

Na prática, o “grupo” fez parte de campanhas de Trump no estado do Arizona ao longo das corrida pelas eleições do último ano, e defende uma teoria conspiratória de que o ex-presidente republicano defende o país contra uma “cabala profunda” que dissemina pedofilia e tráfico humano.

Segundo o jornal norte-americano Business Insider, o QAnon é um dos principais grupos que acreditam que a eleição nos EUA foi fraudada para favorecer Biden contra Trump.

Em 5 de maio de 2020, a repórter do jornal local The Arizona Republic, BrieAnna J. Frank, entrevistou Angeli — durante um ato de campanha de Trump no Arizona. Durante a conversa, Angeli criticou a mídia e elogiou o líder do executivo do país: “O presidente precisa saber que seu povo o apoia”.

VÍDEO:

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS