Redação Pragmatismo
Saúde 20/Jan/2021 às 17:58 COMENTÁRIOS
Saúde

Pacientes com Covid-19 fogem de hospitais de Manaus "para morrer em casa"

Publicado em 20 Jan, 2021 às 17h58

Em meio a série de mortes e falta de oxigênio em Manaus, pacientes internados fogem ou pedem para 'morrer em casa'

colapso hospitais manaus pacientes fogem
Colapso hospitalar no Amazonas já era previsto há meses

Leandro Prazeres, Yahoo News!

Cenas de pavor em alas de hospitais lotados e medo de morrer longe da família estão fazendo com que doentes infectados com Covid-19 fujam de hospitais e unidades de saúde de Manaus e até peçam para “morrer em casa”. O relato foi feito por enfermeiras que atuam na rede pública de saúde da capital.

Segundo elas, alguns pacientes não estão suportando o estresse causado pelo caos no sistema de saúde causado pelo aumento no número de casos de Covid-19 e pela instabilidade no abastecimento de oxigênio hospitalar.

O Amazonas vive o pior momento desde o início da epidemia de Covid-19, no ano passado.

Na semana passada, faltou oxigênio hospitalar em unidades de saúde e houve relatos de mortes de pacientes por asfixia. O pânico fez com que centenas de pessoas se aglomerassem nas portas de empresas que produzem oxigênio hospitalar de Manaus em busca de um cilindro do produto para os seus familiares.

A enfermeira Arlene Loureiro de Albuquerque, que atua no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), contou o caso de um paciente estava internado no Hospital 28 de Agosto, maior de Manaus, que não suportou as cenas vivenciadas nas alas lotadas da unidade e fugiu.

“Ele ficou alucinado vendo tantas coisas. Em questão de horas, algumas pessoas morreram perto dele, e ele ficou com medo e fugiu. Quando chegou em casa, a família tentou internar ele de volta. Ele está com Covid-19 e estava nas alas destinadas a pacientes com a doença. É horrível. Ele não aguentou essa pressão”, disse a enfermeira. Segundo ela, o homem, que tem 46 anos, voltou a ser internado.

Ao lado dela, outra enfermeira que trabalha no Hospital 28 de Agosto, mas pediu para não ter o nome divulgado, narrou um caso parecido. Ela contou que, na semana passada, um paciente com Covid-19 demonstrou sinais de estresse diante da movimentação causada pela escassez de oxigênio. Ela disse que o paciente estava em situação moderada e implorava para ir embora.

VEJA TAMBÉM: Médicos do AM descrevem “nova Covid” mais rápida e letal entre jovens

“Ele queria ir embora pra casa. Ele falava que ia fugir porque, se fosse pra morrer, que morresse em casa e não longe da família. Horas mais tarde, o paciente não estava mais na unidade”, contou a enfermeira.

Recomendações

COMENTÁRIOS