Redação Pragmatismo
Saúde 26/Jan/2021 às 08:01 COMENTÁRIOS
Saúde

"Exerci minha liberdade de expressão", diz enfermeira que debochou da vacina

Publicado em 26 Jan, 2021 às 08h01

Enfermeira que debochou da CoronaVac diz que exerceu 'direito de liberdade de expressão' e pediu desculpas. Horas após a justificativa, hospital anunciou a demissão de Nathanna Ceschim

enfermeira negacionista Nathanna Ceschim
A enfermeira negacionista Nathanna Ceschim

A enfermeira que debochou da CoronaVac e apareceu em seu ambiente de trabalho sem máscara diz que exerceu seu “direito de liberdade de expressão”. Horas após divulgar a justificativa, Nathanna Ceschim acabou demitida do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (ES).

“Os meus vídeos foram apenas exercendo meu direito de liberdade de expressão como cidadã. Eu fiz um vídeo caseiro, dentro da minha casa, sem expor ninguém, dando apenas o meu ponto de vista. Eu acho a vacina importante? Sim, mas não acho que seja a salvação do problema. Foi um ponto de vista meu. Meu. Eu não fiz campanha contra a vacina, não falei para as pessoas não se vacinarem. Eu não fiz nada disso. Tanto que eu falo no vídeo ‘Olha, para mim, essa vacina não tem segurança, eu não tomei ela para me sentir mais segura’. Foi um ponto de vista meu”, justificou a enfermeira, em relato enviado ao site ‘A Gazeta’.

RELEMBRE: VÍDEO: Enfermeira debocha da vacina contra o coronavírus

Em outro áudio, Nathanna explica por que aparece sem máscara em um vídeo gravado dentro do Hospital da Santa Casa de Vitória, onde atua na linha de frente do combate à Covid-19.

“Aquele momento lá era um momento que eu estava fechando meu plantão. Era perto das 19h. Foi um plantão bastante tumultuado que eu tive. Eu passei o dia todo de máscara e não bebi uma gota d’água. Naquele momento, foi um momento que eu parei em frente ao computador, respirei, tirei a máscara para poder tomar um pouco de água e fiz aquela brincadeirinha com o técnico da equipe de enfermagem, que não teve relação em nada com a vacina. Foi isso que aconteceu”, disse à reportagem de ‘A Gazeta’.

Mais tarde, a enfermeira voltou a usar o perfil na rede social para publicar mais um vídeo e pedir desculpas às pessoas que se sentiram ofendidas. “Peço desculpas a todos que entenderam de forma diferente e se sentiram ofendidos”, escreveu.

A vacina que Nathanna tomou é a CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Ao contrário do que a enfermeira sugeriu no vídeo, os 50,38% de eficácia total da vacina não significam que apenas a metade dos vacinados serão protegidos (saiba mais aqui).

Ao demitir a enfermeira negacionista, o hospital informou que foram tomadas todas as medidas cabíveis sobre o caso e que não se manifestaria mais a respeito. “A Santa Casa reitera sua postura clara e irrestrita com relação à importância da vacina como única solução possível para conter o avanço dos casos de coronavírus”, declarou.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS