Redação Pragmatismo
Saúde 19/Jan/2021 às 18:51 COMENTÁRIOS
Saúde

Covid: 7 pessoas da mesma família morrem sufocadas por falta de oxigênio no Pará

Publicado em 19 Jan, 2021 às 18h51

Após Manaus, sete pessoas com Covid-19 morrem sufocadas por falta de oxigênio no Pará. As vítimas eram da mesma família

pacientes sem oxigênio pará
Parentes de pacientes internados ou em atendimento domiciliar, em sua maioria portadores de COVID-19, se reúnem para comprar oxigênio e encher botijões em empresa privada em Manaus, Brasil 15 de janeiro de 2021. (Bruno Kelly/Reuters)

Sete pessoas de uma mesma família morreram com sintomas de coronavírus em menos de 24 horas no distrito de Nova Maracanã, zona rural do município de Faro (PA).

Três mulheres e quatro homens não resistiram muito tempo após complicações respiratórias entre segunda-feira (18) e terça-feira (19). A Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade não tinha cilindros de oxigênio.

Pela velocidade dos óbitos, é possível que os pacientes tenham sido infectados pela nova cepa do Sars-Cov-2 detectada no Amazonas, estado vizinho ao Pará.

O sistema público de saúde da cidade de Faro entrou em colapso na segunda-feira por falta de oxigênio. Não havia no hospital municipal cilindros reservas para enviar ao distrito de Nova Maracanã, onde a família estava internada.

Em visita em Santarém, durante cerimônia de imunização da primeira pessoa contra a covid-19, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse que é fundamental que as estruturas municipais sejam fortalecidas para atender a demanda de pacientes acometidos pela doença.

“Ao distrito de Nova Maracanã, a cidade de Faro deve garantir a oferta de oxigênio. O governo do estado não estará mais omisso, por isso o secretário regional de governo e a diretora regional da secretaria de saúde estiveram lá na segunda-feira para nos colocar à disposição. Fiz questão de estar próximo para reunir com todos os prefeitos de cidades que fazem fronteiras com o Amazonas, dialogando com as empresas que ofertam oxigênio, que atuam na distribuição de oxigênio”, esclareceu Helder.

O governador disse ainda que a prefeitura municipal precisa cumprir com a sua obrigação no sentido de contratar os serviços para salvar a vida da população. “Nós não podemos permitir que a população não tenha oxigênio ou não tenha atendimento em saúde por falta de gestão.”

Segundo Helder, foi feito um pedido à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que fosse autorizado o pouso de aeronaves em Faro para fazer a remoção dos pacientes e deslocá-los para o Hospital de Juruti, Hospital de Santarém ou para o Hospital Regional de Itaituba.

“Nova Covid” mais rápida e letal

Médicos do Amazonas relataram que a mutação do coronavírus no estado está provocando mais mortes entre pacientes jovens. “Algo de muito diferente está ocorrendo em Manaus. Não sei informar se é uma cepa nova ou se é algo diferente. Mas quem está na linha de frente está vendo um aumento da gravidade dos casos”, conta o infectologista e pesquisador Noaldo Lucena, que atua em clínica popular, atendimento domiciliar e hospitais públicos.

“Claramente estamos diante de um ser invisível que é muito mais patogênico e transmissível. Hoje chegam famílias inteiras com os sintomas ao mesmo tempo, antes era um de cada vez” (saiba mais aqui).

Recomendações

COMENTÁRIOS