Redação Pragmatismo
Meio Ambiente 23/Dez/2020 às 12:01 COMENTÁRIOS
Meio Ambiente

Pesquisadores encontram microplásticos em placentas de mulheres grávidas

Publicado em 23 Dez, 2020 às 12h01

Microplásticos são encontrados na placenta de mulheres grávidas. Pesquisadores afirmam que a exposição a este tipo de poluição pode levar à má-formação de fetos

microplásticos grávidas
(Foto: Thinkstock)

Um estudo realizado por cientistas italianos identificou a presença de microplásticos na placenta de mulheres grávidas.

Antecipada pela revista científica Science Direct, a pesquisa indica que ao menos 12 fragmentos foram encontrados em placentas originadas de partos e gestações normais.

Para chegar a essa conclusão, foram analisadas seis placentas humanas. Os microplásticos encontrados, então, passaram por uma série de análises.

Todos os resíduos de objetos encontrados após o parto eram pigmentados, e os pesquisadores acreditam que são pedaços de tintas, adesivos, cosméticos e produtos de cuidado pessoal.

Os microplásticos são partículas menores do que cinco milímetros, derivadas da degradação de objetos plásticos presentes no ambiente — por vezes, são tão pequenos que escapam aos olhos humanos.

Apesar de ainda não sabermos exatamente o impacto dos microplásticos para a saúde humana, a descoberta traz uma preocupação.

“Uma vez que o papel da placenta é crucial no desenvolvimento do feto, a presença de materiais potencialmente nocivos é um motivo de grande preocupação”, disse o estudo.

Os cientistas da Universidade Politécnica de Marche, na Itália, acreditam que a longo prazo os resíduos podem causar a má-formação de fetos. Mais estudos deverão ser feitos para entender melhor o que pode acontecer em casos como esse.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS