Redação Pragmatismo
Saúde 09/Dez/2020 às 15:49 COMENTÁRIOS
Saúde

"Não me deixa morrer": pedido de paciente entubada viraliza nas redes

Publicado em 09 Dez, 2020 às 15h49

Médico Iago Polo desabafa sobre pedido de mulher de 30 anos com coronavírus. "Vou levar essas palavras para sempre", relatou o profissional

médico Iago Polo
O médico Iago Polo (Arquivo pessoal)

Uma publicação feita nas redes sociais por um médico no último sábado (5) comoveu milhares de pessoas. Iago Polo, que atende na região metropolitana de São Paulo, contou como uma paciente, de 30 anos, reagiu antes de ser entubada: “não me deixa morrer”.

Até a tarde desta quarta-feira (9), o tuíte já contabilizava mais de 78 mil curtidas. Em entrevista à BBC Brasil, Iago afirmou ter ficado impactado pela declaração da paciente. “Vou levar essas palavras comigo para sempre”, disse.

“Há muitos jovens no Twitter. Acho que muitos se assustaram ao ver um médico dizendo que cuidou de uma paciente jovem com a Covid-19 em estado grave”, disse o médico de 27 anos.

O médico afirmou que a paciente chegou a usar uma máscara de oxigênio para tentar elevar a saturação do oxigênio em seu sangue. Porém, a medida se mostrou insuficiente.

A princípio, a jovem não quis ser entubada. O procedimento é temido porque é considerado altamente invasivo. Os médicos inserem um tubo pela boca do paciente, que está sedado, até a traqueia para manter uma via até o pulmão e garantir a respiração. “Explicamos a ela que postergar poderia piorar ainda mais a situação”, diz o médico.

“A paciente estava muito ansiosa e com um medo natural. Quando a gente não conseguiu mais postergar a entubação, não houve mais alternativas”, relatou Polo. Cada vez mais fraca e com mais dificuldades para respirar, a paciente concordou em ser intubada no último sábado, após dois dias adiando o procedimento.

“Ela chorou muito e desabafou que não queria morrer. Nesses momentos, buscamos dar segurança ao paciente e mostrar que estamos ao lado dele. Estamos ali para dar conforto”.

De acordo com o médico, a paciente de 30 anos permanece entubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Até o momento, não apresentou melhora significativa.

Para ele, o episódio foi um dos mais tristes que viveu desde o início da pandemia de Covid-19. O Brasil já registrou mais de 178 mil mortes por Covid-19 e os números da chamada ‘segunda onda’ sobem dia após dia.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS