Redação Pragmatismo
Racismo não 03/Dez/2020 às 15:17 COMENTÁRIOS
Racismo não

Justiça dá 5 dias para Sérgio Camargo explicar exclusão de 29 personalidades negras

Publicado em 03 Dez, 2020 às 15h17

O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, divulgou lista oficial dos nomes excluídos do rol de homenageados como Personalidades Negras. Ao todo foram retirados 29 nomes

Bolsonaro e Sérgio Camargo
Bolsonaro e Sérgio Camargo

O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, divulgou lista oficial de nomes excluídos da lista de Personalidades Negras da Fundação Palmares. Ao todo foram 29 nomes retirados da lista.

Em um tuíte, Camargo explicou que a a fundação vai passar a prestar homenagens póstumas na lista. “Todos os que foram excluídos podem voltar um dia, pelo critério contribuição histórica. Basta merecer”, afirmou.

Entre os nomes retirados da lista estão Benedita da Silva, Conceição Evaristo, Elza Soares, Gilberto Gil, Leci Brandão, Marina Silva, Martinho da Vila, Milton Nascimento, o senador Paulo Paim (PT-RS) e Sandra de Sá, entre outros.

Também foi apagada a homenagem póstuma a Madame Satã, João Francisco dos Santos, artista, morto em 1976, que se tornou símbolo LGBT na noite carioca.

A Justiça Federal da 1ª Região deu cinco dias para Sérgio Camargo explicar a retirada dos nomes da lista.

Sérgio Camargo

Sérgio Camargo já afirmou em suas redes sociais que o Brasil tem um “racismo nutella” e defendeu a extinção do feriado da Consciência Negra.

Camargo também afirmou que a escravidão foi “benéfica para os descendentes” e atacou personalidades como a ex-vereadora do Rio Marielle Franco e a atriz Taís Araújo.

O Presidente da Fundação Palmares disse ser favorável a que “alguns pretos sejam levados à força para a África”, e cita Lázaro Ramos e Taís Araújo (classificada de “rainha do vitimismo”) como exemplo. “Sugiro o Congo como destino. E que fiquem por lá!”

Com o mesmo desprezo se refere a Angela Davis, uma das principais líderes do feminismo negro, a quem chamou de “baranga” e “mocreia”.

Nomes importantes da música brasileira, como Gilberto Gil, Leci Brandão, Mano Brown e Emicida, e políticos, como os deputados federais Talíria Petrone e David Miranda (ambos do PSOL-RJ), foram todos chamados de “parasitas da raça negra no Brasil”.

Numa declaração machista e carregada de preconceitos, Camargo afirma que uma mulher negra que seja “feminista, lulista e afromimizenta não pode reclamar da ‘solidão da mulher negra'”, porque “ninguém é louco de encarar”.

Veja a lista completa dos nomes excluídos como homenageados pela Fundação Palmares:

Ádria Santos
Alaíde Costa
Benedita da Silva
Conceição Evaristo
Elza Soares
Emanoel de Araújo
Gilberto Gil
Givânia Maria da Silva
Janete Rocha Pietá
Janeth dos Santos Arcain
Joaquim Carvalho Cruz
Jurema da Silva
Léa Lucas Garcia de Aguiar
Leci Brandão
Luislinda de Valois
Madame Satã
Marina Silva
Martinho da Vila
Melânia Luz
Milton Nascimento
Paulo Paim
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
Sandra de Sá
Servílio de Oliveira
Sueli Carneiro
Terezinha Guilhermina
Vanderlei Cordeiro de Lima
Vovô do Ilê
Zezé Motta

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS