Redação Pragmatismo
Ciência 21/Dez/2020 às 17:22 COMENTÁRIOS
Ciência

Grande conjunção entre Júpiter e Saturno foi vista pela última vez há 800 anos

Publicado em 21 Dez, 2020 às 17h22

Em alguns minutos, os dois maiores planetas do sistema solar ficarão alinhados e será possível observar a olho nu a chamada "Estrela de Natal". Fenômeno foi visto pela Última vez há 800 anos. Alguns canais transmitirão pela internet

conjunção júpiter saturo

O alinhamento entre Júpiter e Saturno, chamado de Grande Conjunção, poderá ser visto a olho nu na noite desta segunda-feira (21) em vários pontos do planeta, inclusive no Brasil. No entanto, também será possível acompanhar o encontro dos planetas ao vivo pela Internet, por volta das 18h, horário do pôr do sol hoje.

A última vez em que os planetas estiveram tão próximos como agora foi há quase 400 anos, em 1623. No entanto, de acordo com a Agência Nacional Aeroespacial Norte Americana (NASA), já faz mais de 800 anos desde a última vez que o acontecimento pôde ser visto da Terra.

Segundo a Agência, na noite desta segunda será possível observar o encontro sem uso de equipamento especial, que será facilmente identificável a olho nu, bastando olhar para o céu ao fim do entardecer, logo após o pôr do sol, que está previsto para acontecer por volta das 18h30. Para facilitar, o observador deve buscar um local com visão do céu desobstruída, como um campo ou parque, e mirar na direção sudoeste.

“Devemos olhar na direção do pôr do sol. Logo depois do pôr do sol, a gente vê um pouco mais acima do horizonte. Fica mais visível num horizonte mais limpo”, explica Felipe Navarete, pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP).

Júpiter estará bastante visível, como uma estrela brilhante e, portanto, facilmente identificável. Saturno, embora menos brilhante, estará logo acima e à esquerda de Júpiter, até que os gigantes troquem de posição no céu. Entretanto, embora o fenômeno possa ser visto a olho nu, usar binóculos ou um pequeno telescópio facilitará sua visualização.

Segundo o astrônomo Patrick Hartigan, da Universidade de Rice (EUA), quem perder a “grande junção” entre Júpiter e Saturno terá uma nova oportunidade de assistir a olho nu o balé dos dois astros somente daqui a 60 anos.

“Aqueles que preferirem esperar e ver Júpiter e Saturno tão perto e mais acima no céu noturno terão que aguardar até 15 de março de 2080. Depois disso, a dupla não fará aparição semelhante até depois de 2400”.

A raridade do fenômeno, segundo os astrônomos, é explicado pelo próprio movimento dos dois planetas, além do da Terra: enquanto o nosso planeta leva um ano para dar uma volta no Sol, Júpiter leva 12 anos e, Saturno, 30 anos.

Além de presencialmente, é possível acompanhar a transmissão por streaming. O Observatório Nacional disponibiliza uma transmissão em tempo real no canal da instituição no YouTube (www.youtube.com/watch?v=4IrSJH1aDH4). Já o Grupo de Astronomia da Seara da Ciência, da Universidade Federal do Ceará, também transmitirá o fenômeno a partir das 18h (horário de Brasília) no YouTube (www.youtube.com/watch?v=IwDkUCDO5Pk), com direito a explicações de professores.

informações de CanalTech e NASA

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS