Redação Pragmatismo
Homofobia 02/Dez/2020 às 17:06 COMENTÁRIOS
Homofobia

Ana Paula Valadão responderá a inquérito após dizer que Aids é castigo de Deus

Publicado em 02 Dez, 2020 às 17h06

Cantora gospel Ana Paula Valadão vira alvo do Ministério Público Federal por declaração sobre homossexuais e Aids

Ana Paula Valadão responderá a inquérito Aids castigo de Deus
Ana Paula Machado Valadão Bessa (Imagem: reprodução)

A cantora gospel Ana Paula Valadão será investigada pelo Ministério Público Federal pela suspeita de ter cometido crime de homofobia.

As declarações consideradas homofóbicas aconteceram em 2016, durante o Congresso Diante do Trono, mas só viralizaram neste ano.

A denúncia ao MP foi feita pelo ativista LGBTI+ Agripino Magalhães, e aceita dia 17 de novembro de 2020 pelo procurador Helder Magno da Silva.

No Congresso, Ana Paula disse:

A Bíblia chama de qualquer opção contrária ao que Deus determinou de pecado. E o pecado tem uma consequência que é a morte. Taí a Aids para mostrar que a união sexual entre dois homens causa uma enfermidade que leva à morte e contamina as mulheres, enfim… Não é o ideal de Deus.”

Na portaria que abre o inquérito, o MPF diz que “a situação, na forma em que foi narrada, caracteriza-se como ‘discurso de ódio’, restando ao estado o dever de proteger as vítimas e responsabilizar os infratores, de maneira que essa atuação é ainda mais necessária no atual cenário brasileiro, em que a homofobia se encontra tão presente e multiplicam-se casos de ódio e intolerância“.

Para justificar a abertura do inquérito, o procurador disse que as falas da cantora são baseadas na desinformação.

Remonta à década de 1980 a narrativa da AIDS como “doença/câncer/peste gay” ou mesmo “castigo de Deus”, que se baseava na desinformação sobre o vírus e desconhecimento sobre a doença; tal concepção, inclusive, foi há muito superada pelo conhecimento médico-científico”, escreveu.

Extra

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS