Redação Pragmatismo
Eleições 2020 30/Nov/2020 às 17:24 COMENTÁRIOS
Eleições 2020

Veja o perfil dos prefeitos eleitos nas capitais do Brasil

Publicado em 30 Nov, 2020 às 17h24

Capitais do Brasil elegem políticos profissionais, uma mulher e nenhum negro

perfil dos prefeitos eleitos das capitais do Brasil mulher negro profissionais
(Imagens: reprodução | Montagem: Pragmatismo)

Marina Oliveira , Edson Sardinha e Marília Sena, Congresso em Foco

Se candidatos que concorriam pela primeira vez ou se vendiam como novidade tiveram sucesso nas eleições de 2018, em 2020 o eleitor das capitais brasileiras optou por políticos experientes. Todos os prefeitos eleitos nessas cidades já exerceram algum mandato. Dez foram reeleitos. Outros estão de volta à prefeitura após período fora, como Eduardo Paes (DEM) no Rio e Edmilson Rodrigues (Psol) em Belém.

Além dos políticos “profissionais“, também prevaleceram nas urnas os homens brancos e heterossexuais.

Entre os eleitos, há apenas uma mulher – a prefeita reeleita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB) -, nenhum negro e nenhum homossexual autodeclarado.  Dos vencedores, 17 informaram à Justiça eleitoral como brancos e oito como pardos.

O MDB, com cinco, o PSDB e o DEM, com quatro, serão os partidos com mais comando de capitais. Pela primeira vez desde a redemocratização o PT não administrará nenhuma capital.

Veja o perfil dos prefeitos eleitos no primeiro e no segundo turno:

Acre | Rio Branco – Tião Bocalom (PP)

Tião foi prefeito de Acrelândia por duas vezes. Em 2006 se candidatou para o governo do Acre, mas não se elegeu. Ele também foi candidato ao governo em 2010 e tentou a prefeitura de Rio Branco em 2008. Derrotou a candidata à reeleição Socorro Neri (PSB) no segundo turno.

Alagoas | Maceió – João Henrique Caldas (PSB)

João Henrique Caldas (PSB) ingressou na carreira política aos 23 anos como deputado estadual em Alagoas. Filho do ex-deputado federal João Caldas, foi candidato a prefeito da cidade em 2016, mas perdeu ficando em terceiro lugar. Chega à prefeitura agora após vitória em segundo turno.

Amapá | Macapá

Macapá é a única das capitais estaduais onde a eleição ocorrerá em dezembro por causa da crise energética, que se estendeu por 21 no estado.

Amazonas | Manaus – David Almeida (Avante)

David Almeida foi deputado estadual por três mandatos consecutivos e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas de 2017 a 2019. Assumiu o governo do estado de forma interina em maio de 2017 e encerrou o mandato em outubro do mesmo ano. Foi eleito no segundo turno.

Bahia | Salvador – Bruno Reis (DEM)

Vice-prefeito de ACM Neto, Bruno Reis foi eleito já em primeiro turno para comandar Salvador. Ingressou na política no final dos anos de 1990 e foi vice-presidente do PFL Jovem na Bahia. Por dois mandatos consecutivos (2011 e 2017) foi deputado estadual.

Ceará | Fortaleza – José Sarto (PDT)

O deputado estadual de Fortaleza José Sarto (PDT) assume a prefeitura da capital do Ceará em 2021. Médico de formação, Sarto já foi vereador da cidade duas vezes e está no oitavo mandato consecutivo de deputado estadual. Atualmente é presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Foi eleito no segundo turno com o apoio dos irmãos Cid e Ciro Gomes.

Espírito Santo | Vitória – Delegado Pazolini (Republicanos)

Lorenzo da Silva Pazolini foi auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Espírito Santo. Foi deputado estadual pelo PRP, mas como o partido foi extinto pela cláusula de barreira, filiou-se ao Republicanos. Venceu no segundo turno o ex-prefeito João Coeser (PT).

Goiás | Goiânia – Maguito Vilela (MDB)

Ex-governador de Goiás e ex-senador nos anos 1990, Maguito assume a prefeitura de Goiânia em 2021. O político tem longa carreira pública. Maguito segue internado na UTI de um hospital em São Paulo para tratamento de complicações da covid-19. Derrotou no segundo turno o senador Vanderlan Cardoso (PP).

Maranhão | São Luís – Eduardo Braide (Podemos)

Eduardo Braide foi eleito deputado federal na eleição de 2018. Já foi presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e secretário municipal do Orçamento Participativo de São Luís. Foi deputado estadual. Venceu no segundo turno este ano após ter sido derrotado na mesma rodada de votação em 2016.

Mato Grosso | Cuiabá – Emanuel Pinheiro (MDB)

Emanuel Pinheiro foi reeleito prefeito de Cuiabá no segundo turno. Foi deputado estadual por quatro mandatos. Aos 23 anos foi eleito pelo PFL a uma mandato na Câmara Municipal de Cuiabá. Herdeiro de uma família de políticos, é pai do deputado federal Emanuel Filho.

Mato Grosso do Sul | Campo Grande – Marquinhos Trad (PSD)

O prefeito de Campo Grande (MS), Marquinhos Trad, foi reeleito com 52,58% dos votos no primeiro turno. Trad entrou na vida pública como secretário de Assuntos Fundiários na gestão de André Puccinelli. Foi vereador e deputado estadual. Faz parte de uma das famílias políticas mais tradicionais do estado.

Minas Gerais | Belo Horizonte – Alexandre Kalil (PSD)

O prefeito de Belo Horizonte (MG), Alexandre Kalil, foi reeleito com 63% dos votos ainda no primeiro turno. Kalil entrou na vida pública em 2016 quando se elegeu pelo pequeno PHS, partido extinto pela cláusula de barreira. O prefeito apostou no isolamento social, o que deixou a cidade com indicadores inferiores ao de outras capitais em mortes por covid-19.

Pará | Belém – Edmilson Rodrigues (Psol)

Edmilson Rodrigues foi eleito para o terceiro mandato como prefeito de Belém. Ele já comandou a cidade em 1997 e 2004. Ex-deputado estadual, exerce o terceiro mandato de deputado federal. É o único integrante do partido a conquistar uma capital este ano. Vitória em segundo turno.

Paraíba | João Pessoa – Cícero Lucena (PP)

Cícero Lucena é empresário da construção civil, ex-prefeito, ex-governador e ex-senador da Paraíba. Foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa, vice-governador e governador da Paraíba. Foi senador de 2007 a 2015 e prefeito de João Pessoa de 1997 até 2005. Elegeu-se neste segundo turno.

Paraná | Curitiba – Rafael Greca (DEM)

O prefeito de Curitiba (PR), Rafael Greca (DEM), foi reeleito com 59,77% dos votos válidos já no primeiro turno. Greca já foi prefeito da capital paranaense de 1993 a 1997. Em 2016 foi candidato pelo PMN, partido que foi extinto por conta da cláusula de barreira. O paranaense já exerceu os cargos de ministros de Esporte e Turismo, deputado estadual e federal e vereador.

Pernambuco | Recife – João Campos (PSB)

João Campos, candidato a prefeito em Recife no plenário do Senado Federal durante sessão solene do Congresso Nacional destinada a homenagear o centenário do nascimento do professor Fernando Figueira, patrono do Instituto de Medicina (Imip), no Recife/PE.

De família com tradição política, João Campos é filho de Eduardo Campos e bisneto de Miguel Arraes. Exerceu função de deputado federal por Pernambuco até sua licença para concorrer à prefeitura do Recife em 2020. Mais jovem entre os eleitos, João Campos tem 27 anos. Derrotou no segundo turno a também deputada federal Marilia Arraes (PT), sua prima.

Piauí | Teresina – Dr. Pessoa (MDB)

Dr. Pessoa é médico e professor da Universidade Federal do Piauí. Ex-vereador e deputado estadual, foi eleito em segundo turno neste domingo para o seu primeiro mandato no Executivo.

Rio de Janeiro | Rio de Janeiro – Eduardo Paes (DEM)

Eduardo Paes volta ao comando do Rio de Janeiro em 2021. Ele já havia sido prefeito da cidade entre 2009 e 2017 pelo MDB. Antes, Paes foi deputado federal. Com discurso anti-Bolsonaro, teve o apoio da esquerda contra o prefeito Marcelo Crivella, candidato do presidente da República, para vencer no segundo turno.

Rio Grande do Norte | Natal – Alvaro Dias (PSDB)

O prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), foi reeleito no primeiro turno. Ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Álvaro é médico e foi deputado estadual, federal e vice-prefeito de Natal e Caicó.

Rio Grande do Sul | Porto Alegre – Sebastião Melo (MDB)

Aos 62 anos, o advogado Sebastião Melo nasceu no interior de Goiás, mas tem no Rio Grande do Sul seu habitat político. Sebastião foi vereador em Porto Alegre entre 2000 e 2012, quando foi eleito vice-prefeito na capital, em chapa encabeçada pelo próprio Fortunati. Desde 2018, era deputado estadual pelo estado. Derrotou Manuela D’Ávila (PCdoB) no segundo turno.

Rondônia | Porto Velho – Hildon Chaves (PSDB)

Hidon Chaves foi reeleito prefeito de Porto Velho (RO) neste segundo turno. O tucano foi promotor e deixou o Ministério Público de Rondônia em 2013, mesmo ano que se filiou ao PSDB.

Roraima | Boa Vista – Arthur Henrique (MDB)

Arthur Henrique assume a prefeitura de Boa vista aos 39 anos. É o atual vice-prefeito da cidade na chapa de Teresa Surita. Ele atuou como titular da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital de Boa Vista no período de 2013 a 2016. Venceu no segundo turno com o apoio do ex-senador Romero Jucá, liderança política do estado mais conhecida nacionalmente.

Santa Catarina | Florianópolis – Gean Loureiro (DEM)

Gean Loureiro (DEM) foi reeleito prefeito de Florianópolis (SC) no primeiro turno, quando obteve 126.144 votos, o equivalente a 53,46%. Gean é advogado e administrador e foi o vereador mais jovem do parlamento catarinense em 1993. Em 2015, elegeu-se deputado estadual.

São Paulo | São Paulo – Bruno Covas (PSDB)

Covas foi eleito vice-prefeito na eleição de 2006, no mandato de João Doria (PSDB). Aos 40 anos, já foi deputado estadual e federal por São Paulo, além de secretário estadual de Meio Ambiente na gestão de Geraldo Alckmin. É neto do ex-governador Mário Covas, figura histórica do PSDB. Foi reeleito em segundo turno ao derrotar Guilherme Boulos (Psol).

Sergipe | Aracaju – Edvaldo (PDT)

Edvaldo Nogueira assume pela quarta vez a prefeitura de Aracaju. Entre 2001 e 2006 foi vice-prefeito na chapa de Marcelo Déda e vereador da cidade de 1992 a 2000. Foi reeleito neste domingo (29), em segundo turno, para novo mandato.

Tocantins | Palmas – Cinthia Ribeiro (PSDB)

Cinthia Ribeiro foi reeleita prefeita de Palmas (TO) primeiro turno (Palmas não tem segundo turno por ter menos de 200 mil eleitores). Ela entrou para a política pelo PTN e foi presidente estadual do partido. Foi vice na chapa de Carlos Amastha em 2017 e assumiu a prefeitura em 2018, quando o político disputou a eleição suplementar para o governo de Tocantins.

Leia também: Analfabetos funcionais impedem melhoria do perfil político brasileiro

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS