Redação Pragmatismo
Eleições 2020 29/Nov/2020 às 18:08 COMENTÁRIOS
Eleições 2020

Edmilson Rodrigues (PSOL) é eleito prefeito de Belém do Pará

Publicado em 29 Nov, 2020 às 18h08

Belém (PA) já tem novo prefeito: Edmilson Rodrigues, do PSOL, venceu o candidato bolsonarista Delegado Eguchi (Patriota). Coligação de Edmilson reuniu todos os partidos de esquerda

Edmilson Rodrigues (PSOL)
Edmilson Rodrigues (PSOL)

Com 99,6% das urnas apuradas, Edmilson Rodrigues (PSOL) venceu a eleição em Belém (PA) e é o novo prefeito. Ele derrotou nas urnas o candidato bolsonarista Delegado Eguchi, do Patriota, com quem disputou o segundo turno.

Edmilson Rodrigues tem 63 anos, é solteiro e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 182.305,80. O vice é Edilson Moura, do PT, que tem 57 anos.

O candidato pela coligação “Belém de Novas Ideias” (PSOL, PT, PCdoB, PDT, PCB, Rede e UP) disputa a Prefeitura de Belém pela quinta vez. Foi prefeito de Belém entre 1997 e 2000, sendo reeleito para 2001 a 2004, e também já teve três mandatos como deputado estadual e dois de deputado federal.

A decisão foi apertada. As pesquisas de intenção de voto indicavam empate técnico entre Edmilson e o delegado Everaldo Eguchi. Ele e seu vice, o policial militar Sargento Quemer, receberam 48,24% dos votos na eleição para a prefeitura de Belém.

Edmilson Rodrigues foi eleito com o compromisso de implantar um programa de renda emergencial (Renda Mínima) que complemente o Bolsa-Família em Belém do Pará. Também fomentar equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal na Atenção Básica aos cidadãos, melhorar o atendimento nas unidades de saúde e às populações ribeirinhas, além de implantar a primeira maternidade municipal. Na área da educação, promete desenvolver escolas de tempo integral, além de ampliar a oferta de vagas na educação infantil.

Outra proposta de Edmilson e Edilson e atuar pelo desenvolvimento do turismo sustentável na capital paraense.

A capital do Pará é uma cidade histórica e portuária. Município mais populoso do estado, conta com cerca de 1,5 milhão de habitantes (IBGE), dos quais 1.009.731 eleitores. Fica no extremo nordeste da maior floresta tropical do mundo, sendo a capital mais chuvosa do Brasil devido a seu clima equatorial.

Ocupa a 22ª posição no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano entre as capitais do país: 0,746, que é considerado alto. A economia belenense tem como base atividades do comércio, serviços e turismo. Conta também com grande número de indústrias alimentícias, navais, metalúrgicas, pesqueiras, químicas e madeireiras.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

COMENTÁRIOS