Redação Pragmatismo
Povos indígenas 05/Out/2020 às 16:41 COMENTÁRIOS
Povos indígenas

Fazendeiros usam “caveirão” para atropelar indígenas no MS

Publicado em 05 Out, 2020 às 16h41

Trator é transformado em “caveirão” para atacar indígenas no MS. Idosa de 75 anos teve as pernas esmagadas pelo veículo blindado e crianças também foram perseguidas. Os Guarani-Kaiowá gravaram vídeos dos ataques

trator indígenas

Uma reportagem exibida no ‘Fantástico’ neste domingo (4) mostra o uso de um “caveirão” por fazendeiro do Mato Grosso do Sul para atropelar indígenas – inclusive crianças e idosos. O caso estaria acontecendo no território Guarani Kaiowá, em Dourados (MS).

O veículo, feito a partir de um trator, destrói casas e atropela pessoas. Os Guarani Kaiowá conseguiram registrar em vídeo uma das investidas do “caveirão”.

No mais recente relatório do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) sobre violência contra os povos indígenas no Brasil, com dados de 2019 e lançado na semana passada, há o registro de 35 conflitos relativos a direitos territoriais, 10 deles no MS.

O relatório traz a denúncia de uma senhora indígena de 75 anos que teve suas pernas prensadas e quebradas por um trator blindado adaptado, que vem sendo utilizado pelos criminosos durante as invasões do território indígena.

VÍDEO:

A reportagem da TV Globo mostra os conflitos rurais na região. Seguranças particulares rondam as casas do povo indígena e fazem ameaças.

Os indígenas dizem que é comum os seguranças usarem balas de borracha contra a população tradicional. Um indígena mostrado na reportagem tomou um tiro desses na cara, que quebrou os ossos de sua face e o fez perder o olho.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS