Redação Pragmatismo
Religião 02/Out/2020 às 13:41 COMENTÁRIOS
Religião

Carlo Acutis tem corpo exposto antes de virar santo e conservação impressiona

Publicado em 02 Out, 2020 às 13h41

Túmulo onde está sepultado Carlo Acutis, morto aos 15 anos, foi aberto a visitação do público e conservação do corpo causou impacto. O adolescente, que faleceu em 2006, será beatificado na próxima semana

Carlo Acutis
Corpo de Carlo Acutis está intacto após 14 anos

Prestes a ser beatificado, o túmulo onde está sepultado o adolescente italiano Carlo Acutis, morto aos 15 anos, foi aberto a visitação do público nesta quinta-feira (1), no Santuário de Espoliação em Assis, na Itália.

Acutis faleceu de leucemia em 2006 e sua beatificação está marcada para o próximo dia 10. Com um histórico de vida de criação católica na Itália, Acutis tornou-se conhecido ao visitar locais onde ocorreram milagres eucarísticos ao redor do mundo, documentar e catalogá-los em um site que ele mesmo criou.

Com o sepulcro aberto, o estado de conservação do corpo impressionou, já que parece que o adolescente não sofreu decomposição mesmo após 14 anos de seu falecimento. Nas imagens divulgadas, Acutis aparece vestido de calça jeans e casaco de moletom, e com um terço nas mãos.

Reitor do Santuário de Espoliação, o padre Carlos Acácio Gonçalves Ferreira explicou que o corpo de Acutis não está 100% intacto, mas “em um estado muito íntegro”, com todos os órgãos conservados.

“Já fizeram trabalhos sobre o rosto, mas é bonito que pela primeira vez na história será possível ver um santo vestido de calça jeans, tênis e moletom. Isso é uma grande mensagem. Podemos sentir sua santidade não como uma coisa distante, mas como algo ao alcance de todos porque o Senhor é o Senhor de todos”, expressou Ferreira.

A cerimônia de beatificação de Carlo Acutis será realizada na Basílica de São Francisco, em Assis. No entanto, o corpo permanecerá no Santuário de Espoliação e somente uma relíquia – um objeto simbólico da santidade de Acutis – será levada ao local. São esperadas cerca de 3 mil pessoas no local.

“No dia da beatificação levaremos uma relíquia ao local da celebração, mas o seu corpo ficará aqui até 17 de outubro”, afirmou o bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino.

“Para a beatificação são esperadas mais de 3 mil pessoas. E os pedidos de participação são contínuos porque há muitas pessoas em todas as partes do mundo que conhecem esta história e se sentem atraídas por ela”, acrescentou dom Sorrentino. “Este rapaz foi realmente genial e muitos aspectos da sua vida representam para nós um incentivo”.

Após a beatificação, o corpo de Acutis permanecerá aberto a visitação até o dia 17. No final, o túmulo do beato será fechado.

Milagre

O Vaticano reconheceu em 2019 um milagre atribuído a Acutis no Brasil em 2010. Uma criança com problemas graves de saúde teria se curado depois que um avô tocou as roupas de Acutis expostas em uma paróquia de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

“A criança, me lembro bem, estava raquítica e tinha problemas de pâncreas anular. Ela não comia nada, não ingeria nem sólido nem líquido e teve a cura logo depois”, afirmou o padre Marcelo Tenório.

Em 2013, mesmo ano em que o processo de beatificação começou, Acutis foi intitulado como um Servo de Deus — o primeiro estágio no caminho para a santidade. Em julho de 2018, o Papa Francisco exaltou sua vida de virtude heróica e nomeou-o como “venerável”. A beatificação foi autorizada pelo Papa Francisco em fevereiro deste ano.

Nascido em Londres, mas com pais italianos, Acutis é chamado de “padroeiro da internet” porque usava as redes para evangelizar e tinha conhecimento de ciência da computação muito acima da média para garotos da idade.

Carlo Acutis
Corpo de Carlo Acutis

Recomendações

COMENTÁRIOS