Redação Pragmatismo
América Latina 19/Out/2020 às 14:42 COMENTÁRIOS
América Latina

Candidato de Evo Morales vence eleição presidencial na Bolívia

Publicado em 19 Out, 2020 às 14h42

A esquerda volta ao poder na Bolívia com uma vitória acachapante em primeiro turno. Resultado confirma que Evo Morales foi vítima de golpe de estado

Evo Morales e Luis Arce

“Recuperamos a democracia e a esperança”. Essas foram as primeiras palavras do candidato do Movimento ao Socialismo (MAS), Luis Arce Catacora, após a divulgação da contagem rápida com 95% do padrão eleitoral, realizado pela empresa Unitel.

De acordo com os dados, o candidato, apoiado pelo ex-presidente Evo Morales, venceu as eleições realizadas neste domingo (18) na Bolívia já no primeiro turno. Luís Arce obteve 52,4%; Carlos Mesa, 31,5% e Fernando Camacho, 14,1%.

Desde a Casa do MAS em La Paz, ao lado de apoiadores, Arce saudou os bolivianos e destacou a jornada pacífica realizada na Bolívia. “Vamos governar para todos os bolivianos, vamos construir um governo de unidade nacional”, ressaltou, antes de destacar seu compromisso com a retomada do desenvolvimento econômico do país.

Jeanine Añez, que se autoproclamou presidenta do país após o golpe de Estado contra Evo Morales, também reconheceu o resultado eleitoral e a tendência demonstrada pela pesquisa de boca de urna.

“Ainda não temos o resultado oficial, mas pelos dados que contamos o sr. Arce e o sr. Choquehuanca ganharam as eleições. Felicito os ganhadores e lhes peço que governem pensando na Bolívia e na democracia”.

A demora na divulgação da pesquisa de boca de urna, que historicamente é difundida a partir do fechamento dos centros de votação, provocou indignação em todos os setores do país.

Mais cedo, em conferência de imprensa, o ex-presidente Evo Morales reafirmou a vitória do MAS e pediu que as entidades do país reconheçam o resultado da votação com a vitória de Arce para a presidência da Bolívia.

“O grande triunfo do povo é histórico, inédito e único no mundo: há um ano do golpe, recuperamos o poder político democraticamente com a consciência e a paciência do povo. Somos a Revolução Democrática e Cultural para a transformação nacional. Voltamos e somos milhões”, disse o ex-mandatário.

Repercussão

Luiz Inácio Lula da Silva, Alberto Fernández, Nicolás Maduro e outros líderes mundiais usaram as redes sociais nesta segunda-feira (19/10) para parabenizar a vitória de Luis Arce Catacora.

“Meus parabéns ao povo boliviano, que restabeleceu sua democracia. Parabéns para Lucho Arce e meu amigo Evo Morales, que depois de um ano difícil podem ver respeitado o voto popular. Que a Bolívia retorne ao caminho do desenvolvimento com inclusão e soberania”, disse Lula.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, também celebrou a vitória de Arce no primeiro turno das eleições presidenciais da Bolívia e disse que o povo boliviano derrotou o golpe de Estado “pelo voto”.

“Grande vitória! O povo boliviano unido e consciente derrotou com votos o golpe de Estado que deram a nosso irmão Evo. Parabéns ao presidente eleito Luis Arce, ao vice-presidente Davi Choquehuanca e ao nosso índio chefe do Sul Evo Morales”, disse.

O mandatário argentino Alberto Fernández também cumprimentou Arce e o MAS pela vitória e disse que essa é uma “boa notícia” para todos que “defendem a democracia na América Latina”.

“A vitória do MAS na Bolívia não é apenas uma boa notícia para aqueles que como nós defende a democracia, é também um ato de justiça diante das agressões sofridas pelo povo boliviano. Parabéns, Luis Arce”, disse.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS