Redação Pragmatismo
Eleições 2020 29/Out/2020 às 08:53 COMENTÁRIOS
Eleições 2020

Boulos cresce novamente e encosta em Russomanno, mostra XP/Ipespe

Publicado em 29 Out, 2020 às 08h53

Pesquisa do mercado financeiro mostra novo crescimento de Guilherme Boulos na disputa pela prefeitura de São Paulo. Ascensão indica que candidato da esquerda deve ir ao segundo turno. Veja os números

russomanno boulos covas sp

O candidato do Republicanos à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, caiu cinco pontos percentuais em uma semana, de acordo com a pesquisa XP/Ipespe divulgada pelo Valor Econômico nesta quinta-feira (29).

Agora, com 22% das intenções de voto, Russomanno aparece atrás de Bruno Covas (PSDB), que tem 27%. Guilherme Boulos, do PSOL, chegou aos 16%, sua maior porcentagem na pesquisa. Boulos e Russomanno estão empatados dentro da margem de erro.

Na sequência, a disputa está assim: Márcio França (PSB) tem 8%; Jilmar Tatto (PT) tem 5%; Arthur do Val (Patriota) tem 4%; Andrea Matarazzo (PSD) tem 3%; Joice Hasselmann (PSL) tem 2%; Levy Fidelix (PRTB) e Orlando Silva (PCdoB) têm 1% cada um.

Antônio Carlos (PCO), Marina Helou (Rede) e Vera Lúcia (PSTU) não pontuaram. Assim como Filipe Sabará (Novo), que teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral.

Nas simulações de uma briga no segundo turno entre Covas e Russomanno, o prefeito vence com 50% contra 37% do candidato do Republicanos. A diferença entre os dois, que agora é de 13 pontos, somava apenas 3 pontos há uma semana. Quando o cenário testado é de Covas contra Boulos, o prefeito também vence, por 52% contra 25% do candidato do Psol. A diferença entre essa dupla, no entanto, se estreitou, de 31 para 27 pontos.

Sob encomenda da XP Investimentos, o Ipespe ouviu 800 eleitores, por telefone, de São Paulo entre os dias 26 e 27 de outubro de 2020. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação SP-06526/2020.

VEJA OS NÚMEROS:

Bruno Covas (PSDB): 27%
Celso Russomanno (Republicanos): 22%
Guilherme Boulos (PSOL): 16%
Márcio França (PSB): 8%
Jilmar Tatto (PT): 5%
Arthur do Val (Patriota): 4%
Andrea Matarazzo (PSD): 3%
Joice Hasselmann (PSL): 2%
Levy Fidelix (PRTB): 1%
Orlando Silva (PCdoB): 1%
Nenhum/branco/nulo: 10%
Não sabe: 3%

Rusomanno tira Bolsonaro de jingle

Após as quedas nas pesquisas, as propagandas de Russomanno do horário eleitoral deixaram de mencionar o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Os programas que foram ao ar no horário político nos dias 26 e 27 de outubro não usaram nem trechos do jingle em que Bolsonaro era citado. Nas inserções, Russomanno critica o governador João Doria (PSDB) e o também tucano Bruno Covas.

Na estreia da propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV, no dia 9, o jingle do candidato citava Bolsonaro três vezes. “Com Russomanno e Bolsonaro, quem ganha é a nossa cidade”, dizia um trecho da música. Já no refrão, repetido duas vezes, constava o trecho “e Bolsonaro apoiando”.

O marqueteiro Elsinho Mouco é o responsável pela campanha de Russomanno. Sua contratação passou pelo aval do ministro das Comunicações, Fábio Faria. O secretário executivo da pasta, Fabio Wajngarten, tem participado de reuniões da campanha.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

pesquisa XP Ipespe Boulos
Pesquisa XP Ipespe também mostra alta rejeição de Jair Bolsonaro em São Paulo

Recomendações

COMENTÁRIOS