Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 04/Set/2020 às 15:00 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Promotor se diverte ao dizer que "mulherada está apanhando" na pandemia

Publicado em 04 Set, 2020 às 15h00

Promotor alega que foi mal interpretado após dizer, aos risos, que "mulherada está apanhando pra c*" na pandemia. Declaração foi dada durante aula online. Outras pessoas que participaram do vídeo também riram

promotor mulherada apanhando
Jonnathan Augustus Kuhnen

Igor Carvalho, Brasil de Fato

No último sábado (29), durante o intervalo de uma aula de doutorado no curso de Direito na Unifacvest, em Lages, região serrana de Santa Catarina, Jonnathan Augustus Kuhnen, promotor do Ministério Público de Santa Catarina, resolveu fazer uma brincadeira com os alunos sobre violência doméstica durante a pandemia.

“A mulherada tá apanhando pra c*”, começa Kuhen. A fala arranca risadas de outros dois docentes da universidade: Irineu Jorge Sartor, coordenador do curso de fisioterapia, e Gérson André Bernardo de Oliveira, professor do curso de Direito.

“O que é ruim, eu fico triste. É uma situação sui generis, o cara está em casa direto. Aí, qualquer coisinha é motivo pra…né?”, afirma Kuhnen, que é interrompido por Sartor. “Não justifica, né?”.

Mas ele continua. “Não justifica, mas o cara coloca um negócio aqui, a mulher diz ‘não, coloca a almofada ali’, isso aí já é motivo, cara”, responde o promotor do MPSC, provocando risos novamente.

No domingo (30), em aula do mesmo curso de doutorado, Kuhnen voltou a brincar com os alunos, dessa vez, fazendo alusão ao sexo entre o professor Sartor e um animal. “Ele está comendo ovelha ensopada e pau. Ele pega ela, molha no açude e manda.”

Após a repercussão do caso, o promotor admitiu a fala, mas se defendeu. “Aquilo é uma conversa informal, não está em período de aula e nem sendo gravado. Estamos conversando entre colegas. O assunto em pauta é importante, porque a violência, nesse período de pandemia, trata inclusive sobre isso, sobre o convívio na pandemia, questões envolvendo a Lei Maria da Penha”, disse.

“O que eu quero deixar bem claro é o seguinte: foi falado, era um momento informal de conversa. Em nenhum momento, houve qualquer incentivo ou apoio a qualquer questão de violência. Houve o comentário, a respeito da situação, que pode, na ótica de quem escutou, ter sido de cunho ofensivo e eu respeito. Agora, em nenhum momento incentivamos tal situação”.

Sobre a risada, quando diz que “a mulherada tá apanhando pra c*, o promotor foi sucinto. “A gargalhada não é porque as mulheres estão apanhando, foi num contexto de texto informal. O senhor deve ter conversas informais, essas pessoas que denunciaram devem ter conversas informais. Tudo bem, eu respeito a opinião.”

A corregedoria do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) informou que abriu nesta sexta-feira (4) uma reclamação disciplinar para apurar o caso.

VÍDEO:

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS