Redação Pragmatismo
Saúde 11/Set/2020 às 14:19 COMENTÁRIOS
Saúde

Primeira infectada pela Covid-19 no Rio de Janeiro ainda tem sequelas

Publicado em 11 Set, 2020 às 14h19

"Seis meses após o positivo, ainda sofro". Primeira pessoa a testar positivo para Covid-19 no Rio de Janeiro relata que ainda não recuperou totalmente

primeira infectada coronavírus
GettyImages/Creative Commons

Jennifer Melgaço, de 28 anos, que foi a primeira pessoa a testar positivo para o novo coronavírus no estado do Rio de Janeiro, afirma que até hoje sofre com a perda do olfato. A advogada foi diagnosticada com o vírus há cerca de seis meses, em março deste ano.

“No primeiro mês, ainda sentia cansaço durante o dia e, em algumas vezes, dores de cabeça. Hoje, seis meses após o positivo, ainda sofro com a perda completa do olfato e alteração no paladar”, disse ela, em entrevista ao jornal O Globo.

Ela afirma que sofreu ataques nas redes sociais, chegando a ser acusada de trazer a doença para o Brasil. Jennifer contraiu a doença em uma viagem a trabalho à Lombardia, na Itália, em fevereiro, região que foi epicentro da doença na Europa no início da pandemia do novo coronavírus. Até agora, a identidade dela estava sendo protegida.

“Acredito que entre tantas notícias das mortes e cidades sendo fechadas, a falta de conhecimento a respeito do vírus, como formas de contágio, sintomas, causaram pavor. Os novos casos não passam pela mesma exposição que eu. O que, sem dúvidas, é positivo”, afirmou ela ao jornal.

A advogada ainda disse que é preocupante as pessoas não atribuírem à doença “a gravidade devida e abandonarem as medidas básicas para evitar a contaminação”.

“Não sabemos ao certo sobre a possibilidade de reinfecção. Eu definitivamente não quero me contaminar de novo”, contou.

Até agora, 16.770 pessoas morreram em função do coronavírus no Rio de Janeiro, que registra 233.873 casos. Mais 354 mortes estão sendo investigadas, sob suspeita de terem sido causadas pela Covid-19, e 212.963 pacientes se curaram.

O Brasil tem 129.865 mortes por coronavírus confirmadas até as 13h desta sexta-feira (11), segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS