Redação Pragmatismo
Direita 29/Set/2020 às 13:42 COMENTÁRIOS
Direita

Idosos queimam livros de Paulo Coelho e escritor reage

Publicado em 29 Set, 2020 às 13h42

Idosos bolsonaristas chamam Paulo Coelho de 'vagabundo' enquanto queimam seus livros. Escritor publicou resposta ao vídeo

idosos bolsonaristas

Um vídeo de um casal de idosos esbravejando contra Paulo Coelho viralizou no Twitter na madrugada desta terça-feira (29) e chegou até o escritor. Nele, o casal bolsonarista aparece rasgando páginas de um livro do autor e queimando-as na churrasqueira.

Uma mulher que registra a cena, neta do casal, pergunta à avó o que ela está fazendo. “Eu estou rasgando os livros do Paulo Coelho, esse aqui é o décimo livro que estou queimando”, diz. “Mas por quê? O que ele fez?”, provoca a neta.

“Ele pediu pra não comprarem os produtos do Brasil, lá fora falando mal do Brasil. Agora eu estou aqui queimando os livros dele, miserável”, diz a idosa. Enquanto isso, a neta se refere ao autor como “traíra e sabotador”.

Paulo Coelho está sendo alvo de ataques de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro após ser criticado pelo próprio presidente em uma live no dia 24 de setembro.

Bolsonaro se referiu a um tuíte de Paulo Coelho, na semana passada, aderindo ao movimento “Defund Bolsonaro”, que prega boicotes econômicos ao Brasil como forma de protesto contra as posturas do atual governo, sobretudo em relação às medidas de preservação ambiental. “Boicote exportações brasileiras ou o Taleban cristão controlará o país”, escreveu o escritor.

Nas redes sociais, Paulo Coelho reagiu ao casal de idosos. “Primeiro compraram, depois queimaram. E o bigodinho do cara não deixa esconder a origem da ideia”.

Mais tarde, Paulo explicou a piada sobre o “bigodinho” do homem no vídeo, comparando a queima de seus livros com aquelas promovidas pelo regime nazista de Adolf Hitler e postando uma foto de um desses rituais, de 1933.

Fernando Haddad também se manifestou sobre a cena. “Bolsonaristas queimam livros; queimam florestas, queimam recursos públicos; queimam pontes; queimam a língua (no caso da corrupção); mas mantém 1/3 de apoio. Vale lembrar que somos 3% da população mundial, mas contamos com 14% das mortes por Covid. Um feito!”, disse Haddad.

Recomendações

COMENTÁRIOS