Redação Pragmatismo
Racismo não 17/Set/2020 às 10:53 COMENTÁRIOS
Racismo não

Homem é vítima de ataque racista ao lado do filho de 12 anos

Publicado em 17 Set, 2020 às 10h53

VÍDEO: Homem sofre diversas ofensas racistas enquanto caminhava com o filho de 12 anos. Polícia Civil iniciou investigação contra a mulher flagrada nas imagens. Vítima relata que agressão tem perturbado seu sono e se diz preocupado com o filho que testemunhou tudo

racismo jabaquara homem negro

A Polícia Civil de São Paulo abriu uma investigação contra uma mulher flagrada ofendendo um homem com comentários racistas. O caso aconteceu no bairro do Jabaquara, no último sábado (12).

A vítima é Leandro Antônio Eusdacio Xavier, de 39 anos. Ele caminhava com o filho de 12 anos, que testemunhou todos os xingamentos. Segundo a polícia, a mulher será indiciada por injúria racial.

“Vai, continua xingando preto”, diz Leandro nas imagens que gravou do caso. Na sequência, a agressora começa a gritar: “É preto, macaco, e aí? Preto, macaco, chimpanzé. Posta que eu vou te processar e pegar dinheiro. Xingo o quanto quiser, tenho carta branca. Preto, macaco, chimpanzé, orangotango. Vai, posta”.

O homem contou que a agressão tem perturbado seu sono. Leandro também mostrou preocupação em relação ao filho: “Eu não consegui ver o vídeo até hoje. Não dormi direito, fiquei pensando nisso. O que mais me dói é que meu filho estava comigo. Ele é um moleque sossegado, talvez seja só uma preocupação minha, mas não sei como fica a cabeça dele. Depois conversei com ele e disse que o pai tomaria uma providência”, conta.

Leandro, que fez boletim de ocorrência, também lamentou a persistência do racismo: “Em pleno século 21 a pessoa falar daquela forma, como se você não fosse nada? O que ela fez não pode se repetir, e se a gente ficar calado as pessoas continuam fazendo isso”.

Segundo o Código Penal, ofensas e injúrias que utilizam raça, cor, etnia, religião ou origem podem ser punidas por reclusão de um a três anos e multa.

Questionada sobre o caso, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que a vítima foi orientada, no momento do registro, a apresentar as imagens na delegacia responsável pelas investigações. Além disso, a instituição disse que as providências estão em andamento “visando a identificação da autora e o esclarecimento dos fatos”.

VÍDEO:

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS