Redação Pragmatismo
Educação 14/Set/2020 às 16:07 COMENTÁRIOS
Educação

Espírito Santo retoma aulas com “ritos de despedida” em caso de mortes

Publicado em 14 Set, 2020 às 16h07

Espírito Santo retoma aulas com protocolo de despedidas em caso de mortes de alunos e professores. Educador fala em "insensibilidade" e traços de necropolítica em andamento

volta aulas espírito santo
REUTERS/Amanda Perobelli/Direitos Reservados
Educação

Um trecho do plano de retorno às aulas presenciais na rede pública estadual do Espírito Santo vem sendo motivo de discussão. O documento, disponível no site da Secretaria da Educação do estado (Sedu), garante a organização de “ritos de despedida” nas escolas, em caso de mortes de alunos ou profissionais das unidades.

“Havendo óbitos de alunos ou de profissionais da escola, e se for algo desejado pela comunidade escolar, o grupo pode organizar ritos de despedida, homenagens, memoriais, formas de expressão dos sentimentos acerca da situação e em relação à pessoa que faleceu, e ainda atentar para a construção de uma rede socioafetiva para os enlutados”.

A passagem integra a parte do documento que aborda o acolhimento aos profissionais e estudantes em processo de elaboração do luto.

O documento seguirá disponível para consulta pública no site da Sedu até o dia 14 de setembro e aborda aspectos pedagógicos, psicossociais e sanitários e administrativos.

Para o professor da rede estadual Swami Cordeiro Bérgamo, o trecho demonstra a insensibilidade do governo do estado diante do debate sobre a volta às aulas, além da tentativa de responsabilizar a comunidade escolar e a sociedade pela situação iminente. “O que fica para nós é uma sensação de continuidade, ou seja, havendo mortes, seguimos os ritos permitidos no protocolo e depois tocamos as aulas normalmente”, critica.

O caso também repercutiu de maneira negativa nas redes sociais. O dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, se referiu ao plano como “mórbido”. “Se há risco de óbito, e é óbvio que há, não é aceitável o retorno às aulas presenciais”.

O especialista ainda falou em traços de uma necropolítica em andamento. “A incompreensão de algo tão simples desnuda a vigência cruel da necropolítica no Brasil. Que, aliás, pode ser tratada como um traço da nossa tradição. Quem vocês acham que irá morrer?”, completou.

Universidades

As instituições públicas e privadas de ensino superior do Espírito Santo estão autorizadas a retomar as atividades presenciais a partir desta segunda-feira (14).

As universidades, porém, podem optar por seguir no ensino remoto. A maior instituição de ensino superior do estado, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), vai continuar com aulas remotas até 15 de dezembro.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) não vai voltar com as aulas presenciais até o final de 2020. A Universidade Vila Velha (UVV) e a Faesa, duas das maiores faculdades particulares capixabas, retomaram as aulas presenciais nesta segunda.

informações de CartaCapital

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS