Redação Pragmatismo
Jair Bolsonaro 24/Set/2020 às 16:32 COMENTÁRIOS
Jair Bolsonaro

Aprovação de Bolsonaro sobe e chega a 40%, diz Ibope

Publicado em 24 Set, 2020 às 16h32

Aprovação do governo Bolsonaro atinge o maior percentual desde o início do mandato, mostra pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira. Confira a evolução dos números

aprovação bolsonaro ibope
(Imagem: Evaristo Sá, AFP)

O governo de Jair Bolsonaro atingiu o maior índice de aprovação desde o início do mandato. As informações são da nova pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (24).

Bolsonaro é agora avaliado positivamente (bom/ótimo) por 40% dos eleitores. Ainda segundo a pesquisa, 29% dos brasileiros consideram a gestão de Bolsonaro ruim ou péssima e 29% a avaliam como regular.

A pesquisa, encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), foi realizada entre 17 e 20 de setembro, com 2.000 pessoas em 127 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O último levantamento feito pelo instituto para a CNI, divulgado em dezembro, apontava que 29% dos brasileiros avaliavam o governo como ótimo ou bom. A avaliação de ruim ou péssimo caiu de 38% para 29%. O índice de regular oscilou dentro da margem de erro, de 31% para 29%.

Segundo o Ibope, a popularidade do presidente cresceu mais entre os entrevistados que cursaram até 8ª série do ensino fundamental, entre os que possuem renda familiar de até um salário mínimo, entre residentes nas periferias das capitais e nas regiões Sul e Nordeste.

“Aparentemente, o auxílio emergencial teve um papel importante na melhora da avaliação do governo Bolsonaro, como reflete o crescimento na aprovação das ações de combate à fome e à pobreza”, afirmou Renato da Fonseca, gerente-executivo de economia da CNI.

Apesar de a avaliação positiva ter crescido no Nordeste, a região se mantém com o menor percentual de apoio ao governo: apenas 33% avaliam a gestão como ótima ou boa, ao passo que 40% confiam no presidente e 45% aprovam sua maneira de governar.

A área de segurança pública é a única a ter avaliação positiva de mais da metade dos entrevistados. Segundo a pesquisa, 51% da população tem uma percepção positiva da atuação do governo nesta área, ante 45% com percepção negativa.

Em todas as outras áreas, a desaprovação é maior do que a aprovação, em especial nas áreas de impostos (67% desaprovam) e taxa de juros (64% desaprovam).

Em meio à pandemia do covid-19, a saúde teve desaprovação de 55% e aprovação de 43%. Já em meio ambiente, outra área em que o governo tem sido muito questionado, teve desaprovação de 57%.

com informações da CNI

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS