Redação Pragmatismo
Turismo 26/Ago/2020 às 15:59 COMENTÁRIOS
Turismo

Turista francês morre na Chapada Diamantina durante trilha ilegal

Publicado em 26 Ago, 2020 às 15h59

Turista francês é encontrado morto e a esposa dele gravemente ferida na Chapada Diamantina. Região está fechada por conta da pandemia e eles faziam a trilha de maneira ilegal

chapada diamantina turista
Turistas franceses desaparecem em trilha na Chapada Diamantina e um deles é achado morto na Bahia — Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros

Um turista francês foi encontrado morto e a mulher dele, também francesa, foi localizada ferida após o casal cair de um penhasco durante uma trilha no Parque Natural Municipal do Riachinho, na cidade de Palmeiras (BA), na região da Chapada Diamantina, no último sábado (22).

Os turistas franceses faziam a trilha de forma irregular, pois o parque está fechado devido à pandemia do novo coronavírus. Eles não estavam com um guia local.

Os nomes dos turistas não foram divulgados. Eles estavam na região da Chapada Diamantina havia cerca de seis meses, mas, segundo a ACVVC (Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão), ainda não tinham ido fazer a trilha do Riachinho porque o parque fechou.

O parque do Riachinho fica a 16 km da sede de Palmeiras, tem uma cachoeira com 12 metros de queda d’água e vários poços para banho. O local também é visitado para apreciação do pôr do sol.

O caso está sendo investigado pela delegacia de polícia de Palmeiras. Segundo a polícia, os turistas pediram informações a moradores da região sobre a trilha e, horas depois, eles observaram que o casal não tinha passado de volta pelo caminho que seguiram.

Moradores desconfiaram da demora e informaram sobre o possível desaparecimento do casal à associação responsável pelo monitoramento do parque do Riachinho, e os guias saíram em busca dos turistas.

Em um trecho da trilha, a equipe de resgate encontrou o casal caído de um penhasco. A turista foi resgatada com vida, ainda no sábado, e socorrida para o hospital Regional da Chapada, em Seabra, a 36 km de Palmeiras. Ela continua internada na unidade hospitalar e não corre risco de morte. A turista deve ser transferida para Salvador para se submeter a procedimento cirúrgico.

Devido ao local ser de difícil acesso, o corpo do homem só foi resgatado ontem pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Equipes do 11° GBM (Grupamento de Bombeiros Militar) de Itaberaba e do 2° GBM de Lençóis retiraram o corpo do francês com ajuda de guias da ACVVC.

“O corpo do homem foi entregue à Polícia Civil para os procedimentos legais. As buscas começaram no domingo (23), quando os militares foram acionados”, informou o Corpo de Bombeiros.

A Secretaria de Meio Ambiente de Palmeiras disse que os parques da região da Chapada Diamantina estão fechados e que “os turistas invadiram o parque Riachinho”, onde se acidentaram. A polícia investiga a responsabilidade do morador que orientou os turistas até parte da trilha.

Agência Brasil

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS