Redação Pragmatismo
EUA 27/Ago/2020 às 17:10 COMENTÁRIOS
EUA

Quem é o supremacista branco que abriu fogo contra manifestantes nos EUA

Publicado em 27 Ago, 2020 às 17h10

Vídeos flagraram supremacista de 17 anos executando manifestantes antirracismo nos EUA. Após matar as vítimas, o jovem passou tranquilamente ao lado das forças policiais

Kyle Rittenhouse
Kyle Rittenhouse (divulgação)

Um atirador de 17 anos, identificado como Kyle Rittenhouse, foi preso nesta quarta-feira, 26, acusado de homicídio após ter participado do tiroteio que matou duas pessoas e feriu uma terceira durante os protestos contra violência policial em Kenosha, Wisconsin, nos Estados Unidos.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o adolescente portando uma arma de cano longo, que parece um fuzil, andando na região dos protestos. Ele tem interações com a polícia, que pede para ele deixar o local, mas em nenhum momento os agentes tentam contê-lo.

Há outras imagens circulando nas redes sociais, que mostram o momento exato em que uma das vítimas é atingida pelo atirador, que, segundo a imprensa internacional, integra um grupo de supremacistas brancos. Os homens diziam que estavam fazendo a “segurança das propriedades privadas”.

O presidente republicano Donald Trump disse na quarta-feira ter falado com o governador democrata de Wisconsin, Tony Evers, que concordou em aceitar o apoio das forças policiais dos Estados Unidos.

Curso da polícia

Kyle Rittenhouse fazia parte de um programa de cadetes da polícia juvenil que “oferece aos jovens a oportunidade de explorar carreiras policiais”. As informações são da polícia de Grayslake, cidade onde aconteceu o curso.

Kyle Rittenhouse faz parte de um grupo de “milícias” fortemente armadas que surgiram após os protestos que ocorreram por conta do atentado contra Jacob Blake — o homem negro que foi alvejado nas costas sete vezes pela polícia norte-americana.

Kyle é um apoiador assumido de Donald Trump e participou de um dos seus congressos em janeiro deste ano. O jovem também está associado ao movimento ‘Blue Lives Matter’ — um movimento de apoio aos policiais criado como contraponto ao ‘Black Lives Matter’.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS