Redação Pragmatismo
Saúde 28/Ago/2020 às 13:33 COMENTÁRIOS
Saúde

Rapper brasileiro sofre convulsão durante transmissão ao vivo

Publicado em 28 Ago, 2020 às 13h33

Esposa e filhas pequenas testemunharam a cena desesperadora, que também foi assistida ao vivo por milhares de internautas. Especialistas explicam o que você deve fazer caso presencie uma convulsão

pedro qualy convulsão
(Imagem: Pedro Qualy e a esposa, Anna Brisa/Instagram)

O rapper paulista Pedro Qualy, do grupo Haikaiss, teve uma convulsão ao vivo durante uma partida de videogame que ele transmitia online.

Um vídeo que circula nas redes sociais registrou o momento em que o artista passa mal na frente dos internautas, que começam a se desesperar no chat. A crise convulsiva dura cerca de 1 minuto e meio e é seguida por um desmaio.

Segundos depois de Pedro cair no chão, é possível ouvir o telefone da casa tocar. A esposa de Qualy, Anna Brisa, aparece na porta do cômodo com as duas filhas do casal para socorrê-lo.

A mulher parece não saber o que fazer, pergunta várias vezes o que está ocorrendo e cogita até estar sendo alvo de uma brincadeira de mau gosto. “O que está acontecendo, velho?”, questiona.

O artista não consegue se comunicar e um internauta, aparentemente o que registrou as imagens, interage pelo microfone. “Não, Anna, é sério. Ele teve um ataque epilético”.

Apesar do palpite, a mulher pareceu não saber que o marido é portador de algum transtorno convulsivo. De acordo com a Liga Brasileira de Epilepsia, a convulsão não é uma condição exclusiva dos portadores da doença.

Pedro se manifesta

Dois dias após o incidente, Pedro Qualy culpou a má alimentação e o estresse pela convulsão.

“Recebi milhares de mensagens de positividade. Pra ser sincero, nem sabia que era tão querido assim. Tive uma convulsão, família. Foi a primeira vez na minha vida, nunca tinha passado por isso. A gente chegou a conclusão que foi muito tempo jogando e aí quando acordei, já fui direto para o jogo de novo, não comi quase nada. Então foi estresse e má alimentação que me fizeram ter a convulsão”.

“Além dos hematomas, eu quebrei meu ombro. Então daqui a pouco já estou entrando na sala de operação pra gente consertar meu ombro e eu estar preparado pro show drive-in. Obrigado, família”, continuou o rapper, que passou praticamente 14 horas em uma plataforma de games antes da convulsão.

Causas

Convulsão é um distúrbio que se caracteriza pela contratura muscular involuntária de todo o corpo ou de parte dele, provocada por um aumento excessivo da atividade elétrica em determinadas áreas cerebrais. As convulsões podem ser de dois tipos: parciais ou focais, quando apenas uma parte do hemisfério cerebral é atingida por uma descarga de impulsos elétricos desorganizados; ou generalizadas, quando os dois hemisférios cerebrais são afetados.

Emoções intensas, exercícios vigorosos, determinados ruídos, músicas, abstinência por álcool e drogas, odores ou luzes fortes podem funcionar como gatilhos das crises convulsivas. Outras condições — febre alta, falta de sono, menstruação e estresse — também podem facilitar convulsões, mas não são consideradas gatilhos.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Vale salientar que convulsão não é sinônimo de epilepsia, que é uma doença específica em que pode ocorrer convulsões, mesmo na ausência de febre alta, pancadas na cabeça, derrames ou tumores cerebrais.

O médico Drauzio Varella indica os seguintes procedimentos caso você presencie alguém convulsionando:

♦ Deite a pessoa de lado para que não engasgue com a própria saliva ou vômito;

♦ Remova todos os objetos ao redor que ofereçam risco de machucá-la;

♦ Afrouxe as roupas;

♦ Erga o queixo para facilitar a passagem do ar;

♦ Não introduza nenhum objeto na boca, nem tente puxar a língua para fora;

♦ Leve a pessoa a um serviço de saúde assim que a convulsão passar.

Recomendações

COMENTÁRIOS