Redação Pragmatismo
Terrorismo 27/Ago/2020 às 18:51 COMENTÁRIOS
Terrorismo

Extremista de direita que matou 51 na Nova Zelândia pega prisão perpétua

Publicado em 27 Ago, 2020 às 18h51

Extremista de direita que abriu fogo contra duas mesquitas na Nova Zelândia é condenado à prisão perpétua sem direito a liberdade condicional. Ele chegou a citar o Brasil em seu manifesto e transmitiu o atentado ao vivo

Brenton Tarrant prisão perpétua
O extremista Brenton Tarrant (Imagem: The Times)

O extremista de direita que abriu fogo contra duas mesquitas na Nova Zelândia em março de 2019 foi condenado à prisão perpétua sem liberdade condicional.

O australiano Brenton Tarrant, de 29 anos, foi condenado por 51 assassinatos, 40 tentativas de assassinato e terrorismo.

“Seus crimes são tão perversos que mesmo que ele seja mantido na prisão até a morte, isso não esgotará a punição e a sentença que eles exigem”, disse o juiz do caso, Cameron Mander, do Tribunal Superior de Christchurch, na audiência.

No ataque, ele usou armas semiautomáticas e transmitiu parcialmente ao vivo as imagens nas redes sociais. As vítimas estavam nas mesquitas de Al Noor e Linwood, na cidade de Christchurch, quando as orações tradicionais de sexta-feira aconteciam.

A sentença foi declarada após três dias em que mais de 90 sobreviventes do atentado e familiares das vítimas prestaram depoimentos à Justiça neozelandesa. Em março, Tarrant havia se declarado culpado de todas as acusações e decidido abrir mão de sua defesa.

O juiz do caso, que no tribunal descreveu os acontecimentos em detalhes e falou sobre cada uma das vítimas, explicou que o massacre cometido pelo australiano “não tem cabimento aqui e em nenhum lugar”.

Pelas 51 acusações de assassinato, Tarrant foi condenado a prisão perpétua sem liberdade condicional. Cada uma das 40 acusações de tentativa de homicídio acarretou uma pena de 12 anos de prisão, e o crime de terrorismo, outra pena perpétua.

RELEMBRE:
Massacre na Nova Zelândia foi promovido por fascista de extrema-direita
Brasil é citado por autor de massacre na Nova Zelândia
Autor de massacre é admirador de Donald Trump

A decisão sem precedentes do juiz Cameron Mander de aplicar prisão perpétua sem liberdade condicional se baseia em uma reforma legislativa introduzida há uma década para os crimes mais graves de assassinato.

informações da agência EFE

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS