Redação Pragmatismo
Mulheres violadas 20/Ago/2020 às 15:43 COMENTÁRIOS
Mulheres violadas

Homem degola a esposa após suspeitar de traição em Brasília

Publicado em 20 Ago, 2020 às 15h43

Marido suspeitava que estava sendo traído e degolou a esposa em Brasília. O homem postou imagens do crime nas redes sociais e em seguida tentou cometer suicídio

feminicídio brasília
(Imagem: Getty Images/iStockphoto)

Uma mulher foi degolada pelo marido em Brasília (DF) na madrugada desta quinta-feira (20). O homem publicou uma imagem do crime nas redes sociais e depois tentou cometer suicídio.

A Polícia Militar e os bombeiros foram acionados por um sobrinho da vítima. Ao chegarem no local, as equipes encontraram a vítima, identificada como Sônia Miranda Luz, de 35 anos.

Izildo Neto Simão dos Santos, 34, também foi localizado na residência. Ele estava ferido e permaneceu deitado no sofá.

De acordo com os bombeiros, o marido perfurou o pescoço e degolou a companheira. Izildo Santos estava com duas perfurações no pescoço, uma no tórax e duas na região abdominal. O homem foi levado para o Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e entrou para o centro cirúrgico.

Segundo informações preliminares obtidas pela Polícia Civil, o autor do crime achava que estava sendo traído pela esposa. O casal vivia em união estável há cinco anos.

Testemunhas e familiares relataram que ele estava com comportamento estranho e depressivo nos últimos dias. O caso é investigado pela recém-inaugurada Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam II).

Sônia Maria deixa dois filhos, um de 5 e outro de 13 anos.

Violência contra a mulher

Reconhecido como crime hediondo desde 2015, o feminicídio consiste no assassinato de mulheres por razão de gênero. Conhecer as nuances e as características que envolvem esse tipo de violação, é fundamental para ter um enfrentamento efetivo e evitar que existam novas vítimas.

Nem todos sabem, mas a violência contra a mulher vai muito além de agressões, estupros e assassinatos. A Lei Maria da Penha sancionada em 2006, classifica em cinco categorias os tipos de abuso cometido contra o sexo feminino, são eles: violência física, violência moral, violência sexual, violência patrimonial e violência psicológica.

Além das violências físicas mais conhecidas como as agressões, estão também enquadradas na primeira categoria ações como atirar objetos com a intenção de machucar a mulher, apertar os braços, sacudi-la e segurá-la com força.

A violência moral está atrelada ao constrangimento que o agressor pode causar a vítima como expor a vida íntima do casal para outras pessoas e o vazamento de fotos íntimas na Internet. Calúnias, difamação ou injúria também fazem parte desse tipo de violência.

Diferentemente do que muitos podem pensar, a violência sexual não se resume a forçar uma relação íntima . Obrigar a mulher a fazer atos que a causem desconforto, impedi-la de usar métodos contraceptivos, ou a abortar, também são considerados formas de opressão.

Controlar os bens , guardar ou tirar dinheiro sem autorização da mesma, e causar danos de propósito em objetos são alguns exemplos de violência patrimonial.

Por fim, a violência psicológica consiste em diminuir a autoestima da mulher, sendo com humilhações, xingamentos, desvalorização moral que implicam em violência emocional. Tirar direitos de decisão e restringir liberdade também fazem parte da última categoria.

com informações da Agência Patrícia Galvão

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS