Redação Pragmatismo
Notícias 11/Ago/2020 às 17:57 COMENTÁRIOS
Notícias

Eduardo Bolsonaro posta fake news para desviar atenção do "dossiê antifascista"

Publicado em 11 Ago, 2020 às 17h57

Traição de Eduardo Bolsonaro ao dedurar brasileiros aos EUA leva parlamentares e lideranças a pedirem sua cassação. Para desviar atenção, filho do presidente compartilhou fake news sobre outro tema

eduardo bolsonaro eua dossie
Eduardo Bolsonaro (Imagem: Briana Jackson)

Após a informação de que o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) entregou à embaixada dos Estados Unidos no Brasil uma cópia de um dossiê elaborado pelo deputado estadual Douglas Garcia, que traz informações sobre centenas de pessoas associadas aos movimentos antifascistas, o advogado Ricardo Bretanha Schmidt entrou com ação no Supremo Tribunal Federal para que o deputado seja processado e enquadrado segundo a Lei de Segurança Nacional.

Para o jurista, o filho do presidente incorreu em crime previsto no artigo 13 da lei 7170/83. “Comunicar, entregar ou permitir a comunicação ou a entrega, a governo ou grupo estrangeiro, ou a organização ou grupo de existência ilegal, de dados, documentos ou cópias de documentos, planos, códigos, cifras ou assuntos que, no interesse do Estado brasileiro, são classificados como sigilosos”, diz o artigo. A pena prevista é de reclusão de três a 15 anos.

Segundo informação publicada pelo colunista Rogério Gentile, no UOL, o deputado estadual Douglas Garcia (PTB-SP) disse em depoimento à Justiça que Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) entregou à embaixada dos Estados Unidos o documento.

A informação foi confirmada pela assessoria do deputado estadual, que afirmou que o que foi dito à Justiça não é novidade. Em junho, Douglas Garcia já havia dito que entregaria o dossiê às representações americanas no Brasil junto com Eduardo Bolsonaro.

“Eduardo Bolsonaro tem que ter o seu mandato cassado. Fazer um dossiê com dados pessoais de pessoas que se opõem ao governo é absurdo por si só. Entregar esses dados para que os EUA realizem perseguições é um crime contra seu próprio país”, observou o professor Fábio Felix.

Fake news

Para tirar o foco de mais uma grave acusação que pesa contra ele, o filho ‘zero três’ do presidente usou as redes sociais para compartilhar uma fake news sobre o aborto na França.

Eduardo compartilhou um texto do site de Olavo de Carvalho, Brasil Sem Medo, que afirma que a “França aprovou o aborto até aos nove meses de gestação”. O texto é baseado no veículo de extrema-direita Breitbart e traz graves distorções.

Segundo o Brasil Sem Medo, “na calada da noite, a Assembleia Nacional Francesa aprovou uma série de mudança na lei de bioética do país, uma das quais legaliza o aborto voluntário até aos nove meses de gestação”.

A informação é inverídica. Na verdade, a França prepara desde 2018 a nova versão da sua Lei de Bioética. No dia 1º de agosto, a Assembleia Nacional aprovou em segunda votação a última proposta para a lei.

Agora, o projeto de lei volta para uma nova votação no Senado. Como as eleições para senador no país ocorrem em setembro, a apreciação da matéria deve ocorrer só no fim do ano ou no começo de 2021.

Aborto na França

Hoje, a lei francesa permite o aborto voluntário até a 12ª semana. A chamada “interrupção médica da gravidez” (IMG), que é um outro modelo jurídico na lei francesa, não penaliza o aborto até o nono mês de gravidez em dois casos: quando o nascituro tem uma doença incurável ou há risco para a saúde da mulher.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS