Redação Pragmatismo
Saúde 09/Jul/2020 às 17:37 COMENTÁRIOS
Saúde

Bolsonaro faz 2 exames cardíacos por dia por conta dos efeitos da cloroquina

Publicado em 09 Jul, 2020 às 17h37

Banida nos principais países do mundo, incluindo os EUA, a hidroxicloroquina não tem eficácia comprovada contra o coronavírus. Por outro lado, seus efeitos colaterais são cientificamente atestados. Por precaução, presidente Jair Bolsonaro tem feito exames cardíacos duas vezes ao dia

Bolsonaro Cloroquina
Bolsonaro aparece em vídeo tomando cloroquina

A hidroxicloroquina teve o uso suspenso na União Europeia e nos Estados Unidos por conta da ineficácia para tratar a Covid-19. Os países asiáticos também não fazem uso do medicamento.

Se por um lado o remédio não tem comprovação científica no tratamento contra o coronavírus, seus efeitos colaterais são amplamente conhecidos. Em abril, o Pragmatismo Político noticiou a morte do jornalista Renan Antunes. Ele fazia uso do medicamento.

Depois de ter revelado ao Brasil que testou positivo para o coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) intensificou a propaganda da cloroquina. Ele tem divulgado vídeos de si mesmo tomando o remédio e dizendo se sentir muito bem.

No entanto, o que o presidente não divulgou é que está se submetendo a dois exames de eletrocardiograma por dia para monitorar os efeitos colaterais da cloroquina. A informação foi confirmada por interlocutores do Planalto ao jornal O Globo.

Avaliar o funcionamento do coração é uma recomendação da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) para pacientes que fazem uso da hidroxicloroquina.

O protocolo que Bolsonaro tem cumprido em relação ao monitoramento do coração vai além do recomendado pela SBC. A entidade pede para que sejam realizados exames no primeiro, terceiro e quinto dias do tratamento com a hidroxicloroquina.

“O povo morre à espera de leito de UTI. Como querem medicar um pobre com cloroquina? O cidadão mal consegue atendimento, imagine fazer monitoramento cardíaco?”, questionou um internauta.

“Bolsonaro gastou milhões de reais em carregamento de cloroquina e não sabe o que fazer com tanto remédio. Agora aparece infectado, fazendo propaganda do medicamento para enfiar goela à dentro do brasileiro”, observou outro.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS