Redação Pragmatismo
Notícias 19/Jun/2020 às 17:03 COMENTÁRIOS
Notícias

Weintraub fala em deixar o Brasil o quanto antes "para evitar prisão"

Publicado em 19 Jun, 2020 às 17h03

Abraham Weintraub diz que vai sair do Brasil “o quanto antes” para evitar prisão. Senador pede que STF interfira imediatamente para evitar fuga do ex-ministro da Educação, que é investigado em dois inquéritos

weintraub fugir brasil
Renato Costa / FramePhoto / Agência O Globo

Abraham Weintraub, ex-ministro da Educação, afirmou em entrevista à ‘CNN Brasil’ que pretende deixar o Brasil “o quanto antes” para evitar “morte e prisão”.

“A prioridade total é que eu saia do Brasil o quanto antes”, afirmou Weintraub. “Agora é evitar que me prendam, cadeião e me matem”, acrescentou.

Na última quarta-feira (17), por 9 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter Weintraub na mira do inquérito que apura fake news disparadas contra integrantes da corte e seus familiares.

Weintraub é investigado por ter dito, na reunião ministerial de 22 de abril que, por ele, “botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF”. Além disso, ele é alvo de inquérito por racismo contra chineses.

Senador faz apelo ao STF

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que proíba Weintraub de deixar o Brasil.

Weintraub foi indicado por Jair Bolsonaro para assumir um cargo no Banco Mundial, em Washington, nos Estados Unidos e, em seu Twitter, anunciou que fará a mudança nos próximos dias. O salário é de R$ 111 mil por mês.

Fabiano Contarato defende que por ser investigado no inquérito das fake news Weintraub não pode sair do país.

“Ao comemorar a iminente mudança ao exterior, o senhor Abraham Weintruab, aparentemente se esqueceu de mencionar que ostenta a condição de investigado perante o Supremo Tribunal Federal, por potencial cometimento do crime de lesar ou expor a perigo de lesão a independência do Poder Judiciário e ao Estado de Direito”, argumentou o senador no pedido encaminhado ao STF.

O senador pede ainda que o STF determine a apreensão do passaporte do ex-ministro.

“Ante o exposto, diante da imprescindibilidade da continuidade das investigações sem interrupções, ao menos até que se conclua o presente inquérito, e diante da reiteração da conduta delitiva pelo investigado, requer a deferimento da imposição de medida coercitiva de proibição de saída do país, bem como decretação de busca e apreensão dos documentos de viagem”.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS