Redação Pragmatismo
Geral 30/Jun/2020 às 07:34 COMENTÁRIOS
Geral

Orientações para não ser enganado ao comprar seu imóvel em Porto Alegre

Publicado em 30 Jun, 2020 às 07h34

Veja as dicas e tenha um processo de compra tranquilo

comprar imóvel Porto Alegre
(Imagem: Freepik)

Comprar imóveis em Porto Alegre faz parte do sonho de diversas famílias, mas o que é o sonho de muitas pessoas, pode se tornar facilmente um pesadelo se for feito de forma errada.

Para evitar cair nesse tipo de situação é necessário tomar algumas precauções ao longo do processo de compra e principalmente antes de fechar negócio. Da mesma forma que na hora de comprar apartamento é necessário ter de forma clara quais são as principais necessidades e aquilo que não deve faltar no seu imóvel. É importante ter o mesmo cuidado em relação aos riscos, listando quais os momentos mais delicados e de que forma deve se proceder em relação a eles.

Antes de mais nada, o ideal é buscar contar com o apoio de um especialista, então é interesse encontrar uma imobiliária, para realizar todo o processo e diminuir as chances de problema. Ou ainda contar com um corretor de imóveis, que pode auxiliar no acesso a documentação e também a realizar um negócio mais seguro.

Agora que você já sabe a importância de contar com uma boa orientação antes de fechar negócio, confira algumas dicas que vão te ajudar na compra do imóvel ideal:

1) Tenha a certeza de que vai comprar o imóvel

Geralmente, seja motivado pela família ou pelos amigos, você acaba sendo levado a comprar um apartamento em Porto Alegre sem ao menos ter a certeza de que é realmente isso que você deseja. Essa deve ser um escolha sua, por isso, evite deixar se levar pelo comentário das outras pessoas na hora de tomar uma decisão. Antes de sair em busca do imóvel, é fundamental listar quais as vantagens e desvantagens em realizar essa aquisição, para ter certeza das suas necessidades e assim fazer uma escolha mais assertiva.

2) Saiba quanto você pode pagar

Ao escolher comprar um imóvel, você precisa saber exatamente quanto esta disposto a pagar, ou isso pode levar você a uma decisão frustada e até mesmo aumentar as chances de ser enganado! Ser for à vista, certifique-se de que você dispõe do valor para pagar o imóvel e não se esqueça de incluir as taxas e os pagamentos dos documentos necessários. Se for a prazo, escolha uma forma de financiamento, busque informações a respeito das condições e veja se o imóvel que você deseja se enquadra na forma de pagamento escolhida.

3) Verifique as condições dos financiamentos

Ao escolher a forma de pagamento que desejar realizar e caso ela seja um financiamento, acompanhe de perto todas as etapas do processo até a aprovação do crédito para evitar problemas. Junte a documentação, comprovantes dos cartões de crédito, contracheque, imposto de renda e busque a orientação do seu corretor para dar a entrada no financiamento.

4) Busque o imóvel na internet

Antes de realizar as visitas, pesquise na internet quais imóveis você deseja conhecer. Neste momento vale ficar atento as características e informações descritas no anúncio para checar a validade do que está sendo apresentado. Ao realizar as visitas, para evitar a apariação de problemas no futuro, você pode verificar mais informações a respeito do imóvel e também do proprietário, para diminuir as chances de riscos no processo de compra.

5) Faça planejamentos

Na hora de adquirir sua unidade é importante pensar a curto, médio e longo prazo se o imóvel que você está adquirindo irá fazer sentido hoje e também no futuro. Também é válido analisar questões como possibilidade de revenda. Nesta hora, o corretor pode te oferecer mais informações e auxiliar a encontrar a melhor opção conforme o seu planejamento.

6) Deixe claro suas intenções

Para evitar ser enganado na compra do seu imóvel, é importante deixar da forma mais clara possível suas intenções para os participantes do processo. Isso porque em casos de complicações, o corretor de imóveis terá os recursos disponíveis de forma clara e objetiva para te ajudar a resolver o problema em questão. Mas é sempre importante destacar a importância de verificar as documentações e checar a procedência dos fatos na tomada de decisão.

7) Levante todas as informações disponíveis

Na hora de assinar o contrato é fundamental ter a mão todos os dados possíveis a fim de evitar ser enganado e acabar como vítima de um golpe. O contrato por si só já é um documento que tem como função estabelecer o compromisso entre as partes, além de proteger os participantes. Por isso fique atento ao processo e busque verificar todos os documentos. Certifique-se de que o vendedor entregue todos os documentos necessários a exemplo das certidões negativas dos cartórios de protestos, dos distribuidores cíveis, da Justiça Federal, da Receita Federal e de orgãos municipais. Além disso, fique atento a matricula atualizada do imóvel, emitida pelo Oficial do Cartório de Registro de Imóveis. No caso de unidades em condomínio, solicite um documento que comprove que o pagamento das mensalidades estão em dia.

8) Não veja mais do 5 unidades por dia

Na hora de buscar por casas à venda Porto Alegre é importante ir com calma. Isso porque a pressa pode fazer com que você não preste tanto a atenção nos detalhes e acabe se tornando um alvo fácil de se enganar por pessoas má intencionadas. Um estudo revela que intensificar a busca, a sua capacidade de avaliar e relembrar as informações fica comprometida, dificultando ao invês de adiantar o processo de compra conforme o desejado.

9) Capriche na pesquisa

Ao idealizar a compra de um imóvel estamos acostumados a buscar pela residência ideal e muitas vezes ela não existe da forma como sonhamos. Mas ter esse desejo e atenção no processo de busca vai fazer com que você esteja mais atento aos detalhes, fazendo com que a operação seja mais segura e você encontre imóveis de proprietários mais bem avaliados no mercado.

10) Faça anotações detalhadas

Um dos diferenciais para acertar na compra do imóvel é estar atento aos detalhes. Ao realizar as visitas, não tenha vergonha de fazer anotações. Registre tudo aquilo que achar necessário e preste atenção em pontos como iluminação solar, posição do imóvel, presença de animais de estimação, e claro a localização.

Curtiu? Compartillhe o artigo em suas redes sociais!

Recomendações

COMENTÁRIOS