Redação Pragmatismo
Racismo não 15/Jun/2020 às 19:17 COMENTÁRIOS
Racismo não

Homem negro salva a vida de manifestante racista e viraliza nas redes

Publicado em 15 Jun, 2020 às 19h17

"Era a coisa certa a fazer", diz homem negro que impediu supremacista branco de ser espancado. Episódio ocorreu durante uma briga entre manifestantes antirracismo e oponentes racistas de extrema-direita

homem negro londres
O manifestante negro Patrick Hutchinson carrega um contra-manifestante branco ferido para local seguro, perto da estação Waterloo, em Londres, durante protesto pela morte de George Floyd, no sábado (13) — Foto: Reuters/Dylan Martinez

Patrick Hutchinson, um manifestante negro que carregou um homem branco em segurança durante uma briga em Londres entre manifestantes antirracismo e oponentes de extrema-direita, disse que aquilo era simplesmente a coisa certa a se fazer.

Uma fotografia da Reuters de Hutchinson emergindo do tumulto perto de Waterloo Bridge, carregando um homem ferido por cima do ombro, viralizou nas redes sociais e apareceu em boletins de notícias.

“Era a coisa certa a fazer”, disse Hutchinson à Reuters TV na segunda-feira (15). “Não queríamos que a narrativa mudasse e que o foco fosse tirado daquilo pelo que todos lutamos, que é a verdadeira igualdade”.

O Reino Unido, como muitos países ao redor do mundo, viu uma onda de manifestações antirracismo após a morte de George Floyd em Minneapolis. Eles têm sido pacíficos, mas no sábado contra-manifestantes de extrema-direita convergiram para o centro de Londres e ocorreram provocações.

Hutchinson disse que as manifestações pacíficas contra o racismo precisam continuar no Reino Unido.

“Temos que continuar protestando. Temos que continuar marchando. Nossas vozes precisam ser ouvidas. Precisamos obter uma verdadeira igualdade, mas a violência é desnecessária”, afirmou.

O homem carregado por Hutchinson tinha ferimentos no rosto, e os repórteres da Reuters no local disseram que ele foi espancado em uma briga com manifestantes antirracismo.

“Quero ver igualdade para todos. Sou pai, avô e adoraria ver meus filhos pequenos, meus netos, minhas sobrinhas, meus sobrinhos terem um mundo melhor do que eu vivi. O mundo em que vivo foi melhor do que meus avós e meus pais e espero que possamos continuar até que tenhamos igualdade total para todos”, disse Hutchinson à CNN.

Algumas pessoas na multidão afirmaram que o homem ferido era membro da extrema direita. “Os instintos de Hutchinson representaram o melhor de nós”, disse o porta-voz do primeiro-ministro Boris Johnson a repórteres nesta segunda-feira.

Mais de 100 pessoas foram presas em protestos em Londres no sábado, depois que a violência eclodiu quando grupos de extrema-direita atacaram os protestos do Black Lives Matter, segundo a CNN.

Recomendações

COMENTÁRIOS