Redação Pragmatismo
Educação 27/Jun/2020 às 12:20 COMENTÁRIOS
Educação

Carlos Alberto Decotelli não tem doutorado, como disse Jair Bolsonaro

Publicado em 27 Jun, 2020 às 12h20

Ao anunciar o nome do novo ministro da Educação, Jair Bolsonaro foi às redes sociais para destacar o currículo do escolhido. O doutorado falso, revelado pelo reitor da universidade, foi apenas a primeira mentira descoberta

bolsonaro ministro doutor

O reitor da Universidade de Rosário, Franco Bartolacci, afirmou que o novo ministro da Educação, Carlos Decotelli, não obteve o título de doutor na instituição, como havia sido divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em suas redes sociais.

No Twitter, o reitor explicou. “Nos vemos na necessidade de explicar que Carlos Alberto Decotelli da Silva não obteve, a Universidade de Rosário, o título de Doutor mencionado nesta comunicação”, explica Bartolacci, usando a publicação de Bolsonaro como referência.

“Informo a nomeação do professor Carlos Alberto Decotelli Silva para o cargo de Ministro da Educação. Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ, Mestre pela FGV, Doutor pela Universidade de Rosário e Pós-Doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha”, afirmou Jair Bolsonaro em sua rede social.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, Bartolacci afirmou que Decotelli chegou a frequentar o curso de doutorado na universidade, mas não concluiu.

Na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Carlos Alberto Decotelli colocou, de maneira mentirosa, que concluiu o doutorado.

O ministro afirmou que concluiu todo o curso, completou todos os créditos, só não fez a defesa de tese. Segundo ele, porque não tinha mais interesse em continuar na Argentina, pois sua vida estava no Brasil. Decotelli disse que ficou lá de 2007 a 2009.

O reitor rebateu mais essa mentira, ao afirmar que o novo ministro até iniciou o doutorado na universidade argentina, mas não concluiu o curso. “O senhor Carlos Decotelli cursou o doutorado em administração da Faculdade de Ciências Econômicas e Estatísticas da Universidade Nacional de Rosário, mas não o concluiu.”

“Essa tese não foi aprovada e não recebeu um parecer favorável da banca. Portanto, ele não pôde concluir o doutorado que estava realizando na Universidade Nacional de Rosário. E, como consequência, não obteve o título de doutor.”

No passado, Bolsonaro também disse equivocadamente que o ex-ministro Weintraub era doutor:

Recomendações

COMENTÁRIOS