Redação Pragmatismo
Saúde 19/Mai/2020 às 19:30 COMENTÁRIOS
Saúde

URGENTE: Brasil tem 1.179 mortes por coronavírus em 24 horas

Publicado em 19 Mai, 2020 às 19h30

Brasil sucumbe ao coronavírus: no dia mais trágico da pandemia até agora, país registra 1.179 mortes e também bate recorde de novos casos

brasil casos coronavírus
(Cemitério da Vila Formosa)

O Brasil registrou nesta terça-feira (19) um novo recorde de óbitos por coronavírus: foram 1.179 mortes contabilizadas nas últimas 24 horas. A quantidade de óbitos é superior às registradas pela Itália no período mais crítico da pandemia naquele país.

De acordo com o balanço do Ministério da Saúde, o Brasil agora tem 271.628 casos confirmados de coronavírus. Em 24 horas, foram 17.408 novos casos — o que também é um recorde.

Hoje foi o primeiro dia nesta pandemia em que o Brasil contabilizou mais de mil mortes pela covid-19. Enquanto a maioria dos países mais afetados pela doença já está do outro lado do pico de contaminações, o Brasil ainda vê o coronavírus em fase de aceleração, e ninguém sabe com certeza quanto esta etapa vai durar.

Por trás dos números, a tragédia é ainda maior por conta do problema das subnotificações de casos. Segundo os dados oficiais, o Brasil realizou 386,5 mil testes não específicos de covid-19 (que identificam vírus respiratórios no geral). Com isso, a taxa de testagem é de apenas 1,82 por 1 mil habitantes, enquanto as taxas de Itália (50,3) e Estados Unidos (37,4) são mais de vinte vezes maiores.

“A falta de testes é um problema. Muitos óbitos ficam como suspeitos: tiveram uma Síndrome Respiratória Aguda Grave e suspeita de covid-19, mas nunca confirmada. Temos certeza de que existe a subnotificação tanto de casos quanto de mortes, mas o grau disso nós ainda vamos demorar a saber”, diz o infectologista Eliseu Waldman, da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo).

São Paulo

O estado de São Paulo registrou 324 novas mortes por coronavírus em 24 horas, o maior número diário desde o início da pandemia. Com os novos registros, o estado ultrapassou 5 mil mortes por Covid-19 nesta terça-feira (19), segundo a Secretaria Estadual da Saúde. O aumento é de 7% em relação ao dia anterior.

No total, já são 65.995 casos confirmados da doença no estado, sendo 2.929 novos registros nas últimas 24 horas. O valor representa aumento de 5% em relação ao dia anterior.

Entre as vítimas fatais até esta terça-feira, 3.040 são homens e 2.107 mulheres, de acordo com o boletim diário do governo de São Paulo.

O maior pico antes alcançado em 24 horas no estado foi de 224 novas mortes, no dia 28 de abril. Embora a média tenha se aproximado dos 200 em vários dias seguintes, o valor diário nunca havia ultrapassado a casa dos 300.

No sábado (16), o estado de São Paulo passou a China em número de mortos. Se fosse um país, o estado seria o 13º com mais mortes, à frente da Turquia, Suécia e Índia.

“O Brasil está perdendo essa batalha contra o vírus, essa é a realidade. O vírus neste momento está vencendo a guerra”, afirmou o coordenador do Centro de Contingência do estado, Dimas Covas.

Para tentar aumentar o isolamento social e conter o avanço da doença, a Prefeitura de São Paulo antecipou feriados municipais para criar um “feriadão” nesta semana. O governo do estado também tenta antecipar o feriado de 9 de julho para a próxima segunda-feira (25) para ampliar ainda mais o período.

“Os dias que se seguem, na minha visão, não são feriados, são dias de luta, dias de batalha intensa contra o vírus. A população tem papel fundamental nessa batalha. Se ela demonstrar que é possível que os índices de isolamento aumentem a valores próximos de 60%, ela estará demonstrando que nós podemos reverter essa luta. Nós estamos perdendo, nós podemos passar a um equilíbrio e eventualmente nós podemos começar a vencer”, afirmou Dimas Covas.

Segundo o governo estadual, há nesta terça-feira (19) 9,5 mil pacientes internados na rede hospitalar do estado com confirmação ou suspeita de Covid-19. São 3.659 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 5.902 em leitos de enfermaria.

A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 71,4% no estado e 88% na Grande São Paulo. Na cidade de São Paulo, no entanto, alguns hospitais já atingiram a capacidade máxima.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro também teve um novo recorde de mortes por coronavírus contabilizadas em um dia, com 227 desde segunda (18). O total de óbitos chega a 3.079 no estado fluminense. Antes, o recorde de óbitos por Covid-19 registrados em 24h havia sido contabilizado na última quinta-feira (19), com 197.

Ceará

O número de mortes comprovadas por Covid-19 no Ceará é de 1.856. Foram 108 confirmações de mortes nas últimas 24 horas. A quantidade de pessoas que contraíram o novo coronavírus (SARS-CoV-2) é de 28.112.

“Os leitos mais do que dobraram, mas não conseguimos dar conta da demanda. Temos pacientes entubados na enfermaria, na emergência. Já teve paciente que ficou mais de duas horas rodando entubado em ambulância porque não tinha vaga”, desabafa uma médica cearense.

Muitas vezes, não há espaço para todos que precisam de atendimento, e os médicos precisam escolher quem vai para a UTI quando surge uma vaga. “A gente acaba escolhendo quem vai ter mais chances de sobreviver”, diz.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS