Redação Pragmatismo
Barbárie 07/Mai/2020 às 15:17 COMENTÁRIOS
Barbárie

Coronavírus: homem morre no Amapá após esperar vaga ao lado de cadáveres

Publicado em 07 Mai, 2020 às 15h17

Homem com coronavírus não resiste após passar três dias esperando vaga em UTI de hospital no Amapá. O paciente não foi mantido em isolamento e ficou ao lado de corpos. Filho fez diversas denúncias na tentativa de salvar o pai

pacientes coronavírus corpos amapá

Manoel Geraldo Chaves, de 63 anos, morreu nesta quarta-feira (6) no Hospital de Emergência (HE) de Macapá, capital do Amapá. O homem era taxista e não resistiu ao coronavírus.

A situação dramática de Manoel foi noticiada pela imprensa nesta semana após denúncias do seu filho. Fotos divulgadas pelo jovem mostraram o pai aguardando uma vaga de UTI ao lado de corpos.

Nas imagens, é possível ver o descaso e a total falta de isolamento, com outros pacientes e acompanhantes dividindo o mesmo ambiente de cadáveres vítimas de Covid-19.

Na quarta-feira, o secretário de Estado da Saúde do Amapá, João Bittencourt – que foi diagnosticado com a Covid-19 – disse que a demora na retirada dos corpos ocorre devido protocolo, mas que estuda como minimizar problema.

De acordo com José Chaves, filho do taxista, até o momento da morte do pai não havia previsão da transferência dele para um dos dois centros exclusivos de tratamento da Covid-19 do estado. Ele reforçou que os profissionais de saúde do HE disseram que não havia leitos disponíveis.

“Não conseguiram leito com respirador para o meu pai e ele morreu justamente por isso. Se tivessem transferido ele para um leito de UTI, talvez hoje a gente não estivesse chorando a morte dele. O forro do HE tá caindo em cima das pessoas doentes, tem goteira e barata fica ‘passeando’”, lamentou.

“Calamidade”

Antes da morte do pai, José Chaves já havia relatado a situação caótica para veículos da imprensa local. “Novas vítimas faleceram na terça e só retiraram os corpos quarta de manhça. Já tivemos [eu e meu pai] contato com cinco corpos. Tá uma calamidade”, desabafou.

O taxista Manoel Geraldo, pai de José Chaves, precisava de um leito com respirador mecânico para tentar sobreviver. No entanto, os profissionais de saúde afirmaram que havia 37 pessoas na frente dele na fila para transferência.

Além do Amapá, os outros estados brasileiros que já não têm mais leitos de UTI para pacientes de coronavírus são: Amazonas, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e Maranhão.

Foto de terça-feira (5), mostra taxista Manoel Geraldo, paciente com Covid-19, ao lado de um corpo no HE — Foto: José Geraldo/Arquivo Pessoal
Sala improvisada no Hospital de Santana para atender pacientes com Covid-19; foto do dia 30 de abril mostra paciente morto ainda na sala (à direita) — Foto: Arquivo Pessoal
Foto mostra pacientes com Covid-19 ou suspeita e acompanhantes próximo dois corpos em enfermaria no HE de Macapá nesta quarta (6) — Foto: José Geraldo Chaves/Arquivo Pessoal

Em abril, um vídeo mostrou a situação do Hospital de Campanha no Amapá:

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS