Redação Pragmatismo
Saúde 16/Abr/2020 às 22:49 COMENTÁRIOS
Saúde

Vídeo mostra cadáveres ao lado de pacientes em hospital de Manaus

Publicado em 16 Abr, 2020 às 22h49

Vídeo gravado em hospital de Manaus mostra ala cheia de corpos ao lado de pacientes em tratamento contra o coronavírus. Secretaria de Saúde divulga nota sobre o episódio

hospital manaus coronavírus

Profissionais de saúde de Manaus (AM) vazaram um vídeo nesta quinta-feira (16) que mostra cerca de 14 corpos de falecidos por Covid-19 ao lado de pacientes em tratamento. As imagens são do Hospital Pronto Socorro João Lúcio.

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informou, por meio de nota, que as imagens são verdadeiras e que, até as 17h, só conseguiu liberar cinco corpos do local.

O vídeo mostra que os cadáveres estão na Sala Rosa da unidade, lugar destinado ao atendimento de pacientes com a Covid-19. A Susam confirma que os óbitos foram de pessoas que não resistiram ao coronavírus.

O Hospital Delphina Aziz, referência do Amazonas para o tratamento de coronavírus, já está com a capacidade máxima. Com isso, outros hospitais estaduais têm recebido pacientes com Covid-19, entre os quais o hospital João Lúcio.

As chamadas “salas rosas” foram instaladas nos pronto-socorros em nove postos de Serviços de Pronto-Atendimento e duas Unidades de Pronto-atendimento da capital. Elas foram criadas para atender um número maior de pacientes.

Na nota, a Susam informou ainda que o Hospital João Lúcio tem recebido pacientes suspeitos de Covid-19 até que seja ampliado o número de leitos do Hospital Delphina Aziz e o Hospital da Nilton Lins entre em operação.

A Susam diz ainda que todos os pacientes que morreram no hospital foram admitidos em estado grave. “Todos os pacientes receberam assistência adequada e manejo clínico de acordo com as suas necessidades, medicação e oxigênio.”

VÍDEO:

(continua após o vídeo)

O contágio acelerado no Amazonas fez com que o sistema de saúde superlotasse. Desde a semana passada, autoridades sanitárias e profissionais de saúde já previam um cenário aterrorizante, sobretudo na capital Manaus.

Na última sexta-feira (10), a família de uma idosa foi orientada a levá-la para morrer em casa, já que a UTI e a sala de emergência do Hospital Delphina Aziz estavam sem vaga.

O governo do Amazonas prevê que o pico de contaminação de Covid-19 no estado ocorrerá entre o final deste mês e o início de maio. Até a tarde desta quinta-feira (16), o número de casos confirmados chegou a 1.719. O estado tem o maior coeficiente de incidência do novo coronavírus por milhão de habitantes do Brasil.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS