Redação Pragmatismo
Saúde 22/Abr/2020 às 14:15 COMENTÁRIOS
Saúde

Sem vaga em UTI, paciente de Manaus respira com saco plástico improvisado

Publicado em 22 Abr, 2020 às 14h15

Vídeo mostra paciente inconsciente em hospital de Manaus respirando com saco plástico improvisado por médicos. O homem deveria ser encaminhado à UTI, mas não há vaga

paciente saco plástico manaus
Paciente de Covid-19 respira com ajuda de saco plástico em Manaus (Imagem: Captura de tela de vídeo que circula nas redes)

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a situação preocupante em que vive a capital do Amazonas, Manaus, na pandemia do novo coronavírus. Sem o equipamento de respirador suficiente para todas as pessoas, a equipe hospitalar usou um saco plástico como uma câmara de ar para um paciente.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Amazonas, o paciente aguardava vaga para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).“A equipe médica decidiu, por conta própria, usar uma técnica experimental não-invasiva para mantê-lo estável, com autorização da família.

O Amazonas é o estado brasileiro com o maior número de mortos e infectados pela Covid-19 por 1 milhão de habitantes. Unidade de referência para atendimento a infectados pelo coronavírus em Manaus, o Hospital Delphina Aziz tem apenas 179 dos 350 leitos funcionando, sendo 75 UTIs.

De acordo com o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), o número de pessoas que morreram sem conseguir internação para tratar a doença na cidade cresceu 36,5% em apenas um dia.

Com o aumento, o sistema funerário está sobrecarregado e, para lidar com a situação, foi criado um comitê de crise para óbitos. No cemitério Parque Tarumã, na zona norte de Manaus, enterros já ocorrem em valas coletivas.

Compra de respiradores inadequados

O Ministério Público de Contas do Amazonas iniciou uma investigação e cobra respostas do governo sobre a compra de 28 respiradores pulmonares para a rede pública de saúde no valor de R$ 2 milhões e 970 mil.

O MPC informou que o custo teve uma média de mais de R$ 106 mil por unidade. Além disso, os respiradores são considerados inadequados para tratar pacientes de Covid-19.

SAIBA MAIS: Amazonas gasta milhões em compra de respiradores pulmonares “inadequados”

Ps.: Pragmatismo Político optou por não exibir o vídeo do paciente respirando com saco plástico. A quem interessar, o conteúdo pode ser encontrado no Youtube.

Recomendações

COMENTÁRIOS