Redação Pragmatismo
Saúde 08/Abr/2020 às 17:34 COMENTÁRIOS
Saúde

Prefeito de Manaus diz que sistema de saúde entrou em colapso

Publicado em 08 Abr, 2020 às 17h34

Rede de Saúde de Manaus (AM) entrou em colapso após explosão de novos casos de coronavírus. Governador do Amazonas demite secretário de saúde em meio à pandemia. Luiz Henrique Mandetta afirma que "estaria preocupado se estivesse em Manaus"

coronavírus manaus
(Imagem: Euzivaldo Queiroz/A Crítica)

Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus (AM), afirmou nesta semana que o sistema de saúde na cidade entrou em colapso. Segundo ele, os hospitais públicos já não têm mais como receber pacientes infectados pelo novo coronavírus.

“O sistema de saúde em Manaus está incapaz de atender todos aqueles que, padecendo do Covid- 19, o procuram. A rede pública colapsou. O hospital principal, que é ó Delphina Azziz, ele está absolutamente lotado de pessoas que não estão encontrando solução ali”, declarou Virgílio.

Com mais de 2 milhões de habitantes, Manaus é a sétima cidade mais populosa do Brasil. Ao comentar a fala de Virgílio, o secretário de Saúde do Amazonas disse que ainda resta 5% para que o sistema entre em colapso.

“Se eu pudesse colocar numa escala de 0 a 100, hoje nós estamos próximos de 95%, ou seja, 5%. Eu preciso dizer — responsabilidade nossa do estado — que hoje não, mas provavelmente nos próximos dias não teremos mais leitos de UTI no setor público e também no privado com os casos confirmados de Covid-19″, afirmou Rodrigo Tobias, que é doutor em saúde pública pela Fiocruz.

Horas mais tarde, Rodrigo Tobias acabaria demitido pelo governador Wilson Lima, que não esclareceu a exoneração. A biomédica Simone Papaiz é quem assume a pasta.

Há mais de 800 casos de coronavírus confirmados no Amazonas — centenas deles apenas nas últimas horas. É importante ressaltar que somete os casos graves e críticos estão sendo contabilizados.

“Se estivesse em Manaus, estaria preocupado”

Durante entrevista coletiva on-line na tarde desta terça-feira (7), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que “se estivesse em Manaus estaria preocupado”, ao relacionar as cidades brasileiras onde o novo coronavírus tem se espalhado mais rapidamente.

Nesta quarta-feira (8), Arthur Virgílio anunciou a construção de um Hospital de Campanha para tratar pacientes do coronavírus. A unidade deve contar, inicialmente, com cem leitos.

Uma reportagem publicada pelo The Intercept Brasil nesta semana revelou a escalada do coronavírus em Manaus e o drama da população que teme ser infectada em uma cidade onde o sistema de saúde não comporta mais pacientes.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS