Redação Pragmatismo
Notícias 02/Abr/2020 às 11:20 COMENTÁRIOS
Notícias

EUA ultrapassam 5 mil mortos e Espanha quebra recorde de óbitos em 24h

Publicado em 02 Abr, 2020 às 11h20

EUA e Espanha vivem situações dramáticas com aumento exponencial no número de mortos e infectados. Nas próximas horas, mundo deve atingir a marca de 1 milhão de infectados. Veja as principais atualizações sobre a pandemia deste 2 de abril

números coronavírus mundo

O número de mortos por Covid-19 nos Estados Unidos já é maior do que 5.000 nesta quinta-feira (2) , segundo contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins. Por volta das 23h35 (de Brasília) da última quarta, a quantidade de vítimas fatais estava em 5.116, enquanto o total de casos confirmados chegou a 215.417 em todo país.

Em comunicado divulgado em seu site oficial, a Organização Mundial de Saúde (OMS) voltou a reforçar a necessidade de isolamento social para combater o novo coronavírus, além de medidas de higiene. A OMS também pediu aos governantes que disponibilizem estações de higiene em áreas mais pobres, onde não há água e álcool em gel.

Na Espanha, já são mais de 110 mil confirmações de infecção pelo novo coronavírus e mais de 10 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. Desde 14 de março, os espanhóis enfrentam estritas regras de confinamento, o que provocou uma retração da atividade econômica.

O país registrou em março 302.265 novos desempregados, em consequência do impacto da crise de saúde provocada pela pandemia. Este é aumento mais expressivo já registrado nas estatísticas de desemprego, de acordo com a imprensa espanhola.

Nas próxima horas, de acordo com a agência de notícias Reuters, o mundo terá 1 milhão de casos de Covid-19 registrados oficialmente. A contagem está na casa dos 965 mil e deve atingir a expressiva marca do milhão nas próximas horas. São mais de 49 mil mortes até agora.

Documentos mostram que os governos da União Europeia podem ter piorado a situação de falta de máscaras e equipamentos médicos superestimando suas respectivas capacidades de resposta. Os países membros perceberam a gravidade da Covid-19 em março e, ao invés de se concentrarem em ações conjuntas, muitos recorreram à medidas protecionistas, levantando barreiras comerciais para impedir a exportação de equipamentos médicos para seus vizinhos.

No continente europeu, foram registrados mais de 500 mil casos de contágio do novo coronavírus, de acordo com a AFP. São mais de 34 mil mortos na região, principalmente em Itália e Espanha.

Outros países

O número de mortes no Reino Unido aumentou em 569 nas útlimas 24 horas, de acordo com o último boletim do departamento de saúde local. O total de mortos chega a 2.921 pessoas. São 33.718 testes positivos em 163.194 submetidos ao exame para detectar a presença do novo coronavírus.

O Paquistão e Alemanha anunciaram o prolongamento das medidas de isolamento. Em território alemão, a medida vai até 19 de abril. Já o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, voltou a se isolar depois que seu ministro da Saúde foi diagnosticado com coronavírus.

As forças armadas da Alemanha vão mobilizar 15 mil soldados a partir de sexta-feira para apoiar as autoridades regionais no combate à Covid-19. Os soldados serão usados para proteger a infraestrutura crítica (artigos e serviços essenciais para o funcionamento da sociedade), distribuir equipamentos médicos e montar hospitais improvisados.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS