Redação Pragmatismo
Notícias 03/Abr/2020 às 09:49 COMENTÁRIOS
Notícias

EUA registram recorde mundial de mortes por coronavírus em 24h

Publicado em 03 Abr, 2020 às 09h49

EUA têm recorde mundial de mortos por coronavírus em um único dia neste 2 de abril. Trata-se do maior número de óbitos desde o início da pandemia. Em 27 de março, Itália havia registrado o dia mais dramático com 969 mortes. Outros países viveram as suas piores 24 horas

coronavírus eua nova york
Vítima de coronavírus é retirada de hospital no Brooklyn, em Nova York [John Minchillo/AP Photo]

Os Estados Unidos registraram 1.169 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo contagem de referência realizada nesta quinta-feira (2) pela Universidade Johns Hopkins. Com esta cifra, o país teve o maior número de mortes em 24 horas, desde o início da pandemia, em todo o mundo.

O pico anterior para um dia aconteceu na Itália, onde 969 pessoas morreram em 27 de março. O país europeu somou mais de 13,9 mil mortos, enquanto a Espanha superou os 10 mil.

A contagem dos EUA foi baseada em dados colhidos entre quarta (1) e quinta-feira. Na manhã de sexta-feira (3) o país já registrava mais de 6 mil mortes e ao menos 245 mil casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, segundo a Johns Hopkins.

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, recomendou na quinta-feira aos moradores da cidade cobrir o rosto quando estiverem em público, mesmo se for com uma máscara caseira. “Quando se coloca a cobertura de rosto, todos são protegidos”, ele afirmou.

Na quarta-feira, o prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, já havia pedido para que os residentes da cidade usassem máscara quando estivessem em público.

1 milhão

Também na quinta-feira, o número de casos confirmados de Covid-19 no mundo superou a marca de 1 milhão. O total de mortos pelo novo coronavírus Sars-Cov-2, passou dos 50 mil.

Os diagnósticos da nova doença explodiram no último mês: em 2 de março, o mundo registrava cerca de 92 mil casos. Ou seja, o número de registros de Covid-19 aumentou quase 1.000% em 31 dias.

Entretanto, o número real de casos pode ser bem maior porque nem todos são diagnosticados e reportados. Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem reforçado a necessidade de testar o máximo de pessoas possível.

Itália

A Itália voltou a registrar alta no número diário de mortes na pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Segundo balanço divulgado pela Defesa Civil, o país contabilizou nesta quinta-feira (2) mais 760 óbitos, contra 727 da última quarta (1º).

O chefe da Defesa Civil italiana, Angelo Borrelli, disse nesta sexta-feira (3) que o confinamento será prorrogado, pelo menos, até 2 de maio. Ele reforçou a necessidade de um isolamento rigoroso.

“Infelizmente não acredito que essa situação tenha passado até 1º de maio, precisamos ser extremamente rigorosos”, disse Borrelli em entrevista à rádio pública RAI 1. Para ele, os italianos terão que ficar em casa “por muitas semanas” ainda.

A Itália vive, desde o dia 9 de março, um isolamento total que inclui a suspensão de aulas e de serviços não essenciais. Eventos foram cancelados, e até mesmo o transporte de mercadorias foi limitado. O fim do confinamento estava previsto para o dia 13 de abril.

Espanha

A Espanha registrou 932 novas mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, o que eleva o balanço global de vítimas fatais a 10.935. As informações são da manhã desta sexta-feira (3). Este é o segundo dia consecutivo que o país supera a barreira de 900 mortes diárias, depois do recorde de 950 óbitos na manhã de quinta-feira.

Reino Unido

O pico da pandemia de coronavírus no Reino Unido será um pouco mais cedo do que se pensava e ocorrerá nas próximas semanas, disse o ministro da Saúde, Matt Hancock, nesta sexta-feira.

Nas últimas 24 horas, o Reino Unido teve o seu dia mais fatal desde o início da pandemia de covid-19. Segundo dados divulgados pelas autoridades locais, foram registradas 569 mortes pelo novo coronavírus no país.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS