Redação Pragmatismo
Saúde 08/Abr/2020 às 16:28 COMENTÁRIOS
Saúde

Coronavírus: jornalistas da Globo deveriam fazer o que pregam

Publicado em 08 Abr, 2020 às 16h28

Escrachado por um bolsonarista, jornalista da GloboNews deu a pior resposta que se poderia esperar de alguém que influencia a opinião pública. Antes mesmo deste episódio, o humorista Rafinha Bastos, que obedece a quarentena, desabafou: “Um monte de fdp passeando de bicicleta e fazendo caminhadinha. Fico me sentindo um trouxa. É como se eu tivesse ajudado a esvaziar a cidade pra eles...”

marcelo cosme globonews
Marcelo Cosme foi xingado e perseguido por bolsonarista (reprodução)

Joaquim de Carvalho, DCM

Os jornalistas da Globo estão sendo caçados em suas saídas de casa. Primeiro foi Renata Ceribelli, depois Marcelo Cosme e agora aparece foto de Lauro Jardim caminhando pela praia.

Chamado de hipócrita, Marcelo Cosme deu a pior resposta que se poderia esperar de alguém que tem influência na opinião pública. “Eu não sou grupo de risco”.

Se todos os que se consideram jovens e saudáveis pensarem assim, amanhã as áreas públicas estarão lotadas.

Ao contrário do que diz Bolsonaro e agora o apresentador da Globonews, a quarentena não é apenas para idosos e pessoas que têm doenças graves preexistentes, como diabetes e hipertensão.

A quarentena é para todos, inclusive para aqueles que se consideram fortes o suficiente para não sucumbir diante do vírus. Estes também são vetores. Contraem o vírus e passam para outros.

Não há medida em vigor que impeça alguém de sair de casa. Para isso, seria preciso decretar estado de emergência ou de sítio, o que necessitaria de aprovação pelo Congresso Nacional.

Como não estamos nesta fase, o bom senso é que regula se alguém deve sair casa ou não. A prefeituras e os governos estaduais podem proibir a abertura de estabelecimentos comerciais, igrejas ou clubes, que necessitam de licença de funcionamento.

Mas não podem prender ninguém de casa.

Mas não pode baixar um decreto para impedir que alguém faça a sua caminhada ou corrida — que, a rigor, são importantes para manter a saúde, em tempo de coronavírus ou não.

Não pode impedir que alguém leve seu animal doméstico para um passeio na calçada.

O problema é o mau exemplo.

Se todos que se consideram fora do grupo de risco decidirem sair ao mesmo tempo para correr ou caminhar, vai haver aglomeração.

O humorista Rafinha Bastos, que obedece a quarentena, desabafou domingo no Twitter, quando havia muita gente nas ruas de São Paulo.

“Um monte de fdp passeando de bicicleta e fazendo caminhadinha esportiva. Fico me sentindo um trouxa. É como se eu tivesse ajudado a esvaziar a cidade pra eles. Alguém tinha q sair por aí atirando merda nesse bando de pau no c…”, disse.

Os jornalistas da Globo, que martelam todos os dias ‘fiquem em casa’, deveriam ser os primeiros a não sair.

Ou, se fizerem isso, que se assegurem de que seja um horário morto, para não gerar aglomeração. E que evitem praias e locais mais movimentados. Se forem vistos e tiverem a imagem divulgada, como é o caso, todos se sentirão no mesmo direito, direito, aliás, que todos têm.

Se querem manter a forma física, o ideal seria fazer esteira em casa.

O braço-direito do Mandetta, João Gabbardo dos Reis, também foi flagrado em Brasília correndo. Ele é ultramaratonista e foi fotografo com a mulher.

Para se justificar, disse que não faz terapia e que correr é uma forma de organizar as ideias.

Todos podem dizer a mesma coisa, e amanhã haverá uma multidão em áreas públicas, com contato muito próximo.

Para quem vê essas pessoas em área pública, a revolta é compreensível, e fica a impressão de que estão sendo feitos de bobo. “Faça o que eu digo, não o que faço”.

Não dá.

Se querem continuar caminhando ou correndo em áreas públicas, que aguentem as críticas. Independentemente de que as faça, são pertinentes.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS