Redação Pragmatismo
Saúde 09/Abr/2020 às 18:46 COMENTÁRIOS
Saúde

CNN liga para Osmar Terra e capta áudio sigiloso de 14 minutos

Publicado em 09 Abr, 2020 às 18h46

"Teria cortado a cabeça dele"; "Eu ajudo!". CNN liga para Osmar Terra (atual consultor de Bolsonaro para a epidemia), ele não desliga o telefone e a emissora capta conversa com Onyx Lorenzoni sobre fritura de Mandetta. Ambos fazem ainda projeções sobre número de mortos no Brasil pela COVID-19

onyx osmar terra mandetta
Onyx, Bolsonaro e Terra (imagem: reprodução/msnews)

O deputado Osmar Terra teve uma conversa acidentalmente vazada com o ministro Onyx Lorenzoni (DEM) sobre as ações do Ministério da Saúde e o ministro Luiz Henrique Mandetta, na manhã desta quinta-feira (9).

O conteúdo se tornou público porque a troca de ideias aconteceu enquanto uma ligação de um repórter do canal CNN Brasil para o celular de Terra captava as palavras dos gaúchos.

O diálogo de 14 minutos começou com comentários gerais sobre o governo de Bolsonaro e como cada um deles via situações ligadas à pandemia de coronavírus no Brasil.

Ambos fazem projeções o sobre número de mortos no Brasil pela COVID-19. Onyx estima que deve chegar a 4 mil mortos. Terra acha que fica “entre 3 e 4 mil”. “Vai morrer menos gente de coronavírus do que da gripe sazonal”. Até a tarde desta quinta-feira, desconsiderando as subnotificações, 941 mortes já foram confirmadas no Brasil.

Quando a relação entre o presidente e o Ministério da Saúde virou o assunto, opiniões mais específicas vieram a tona. Onyx afirma que “teria cortado a cabeça” de Mandetta e Terra afirma “Eu ajudo, Onyx”.

Confira trechos da transcrição do áudio:

Onyx: “Eu acho que esse contraponto que tu tá fazendo…”

Terra: “É complicado mexer no governo por que ele tá…”

Onyx: “Ele (Mandetta) não tem compromisso com nada que o Bolsonaro está fazendo.”

Terra“E ele (Mandetta) se acha.”

Onyx: “Eu acho que (Bolsonaro) deveria ter arcado (com as consequências de uma demissão)…”

Terra: “O ideal era o Mandetta se adaptar ao discurso do Bolsonaro.”

Onyx: “Uma coisa como o discurso da quarentena permite tudo. Se eu estivesse na cadeira (de Bolsonaro)… O que aconteceu na reunião eu não teria segurado, eu teria cortado a cabeça dele…”

Terra: “Você viu a fala dele depois?”

Onyx: “Ali para mim foi a pá de cal. Eu já não falo com ele (Mandetta) há dois meses. Aí acho que é xadrez. Se ele sai vai acabar indo para a secretaria do Doria [João Doria, governador de São Paulo].”

Terra: “Eu ajudo, Onyx. E não precisa ser eu o ministro, tem mais gente que pode ser.”

Futuro

O diálogo de Terra e Onyx, dois nomes influentes no Palácio do Planalto, revela que a demissão de Mandetta ainda é uma pauta não superada no governo.

A conversa sigilosa comprova ainda que o ministro da Saúde só permanece no cargo porque tem a aprovação da ala militar do governo, comandada pelo general Braga Netto — considerado por muitos como o ‘presidente operacional’, em razão da apatia de Jair Bolsonaro.

Osmar Terra é médico e foi cotado para assumir o cargo de Mandetta no começo da semana, quando os bastidores de Brasília indicavam que o presidente Bolsonaro havia tomado a decisão de demitir o ministro da Saúde.

Onyx é do mesmo partido de Mandetta, mas não se mostrou muito favorável ao panorama atual de enfrentamento ao covid-19. O deputado Osmar Terra é considerado, hoje, uma espécie de consultor de Jair Bolsonaro para assuntos relacionados ao coronavírus.

Onyx e Terra têm um projeto político conjunto no Rio Grande do Sul. A ideia predominante é que Terra seja o candidato ao governo gaúcho em 2022.

Mandetta

Questionado nesta quinta-feira (9) sobre o áudio entre Onyx e Terra, o ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta disse que não comentaria o conteúdo.

VEJA TAMBÉM: Gabriela Prioli aceita desafio de Osmar Terra e desmascara ministro

“Não li, só tenho lido notas técnicas sobre o coronavírus. Só lavoro, lavoro, lavoro”, disse o ministro, citando a palavra em italiano para “trabalho”.

VÍDEO:

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS