Redação Pragmatismo
Música 13/Abr/2020 às 11:48 COMENTÁRIOS
Música

Cantor Moraes Moreira é encontrado morto no Rio de Janeiro

Publicado em 13 Abr, 2020 às 11h48

Morre Moraes Moreira, cantor e integrante dos Novos Baianos, aos 72 anos. No dia 17 de março, ele escreveu seu último post no Instagram, com um cordel sobre a quarentena

Moraes Moreira morre
Moraes Moreira

O cantor e compositor Moraes Moreira morreu na madrugada desta segunda-feira (13) aos 72 anos, em casa, no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro. Conforme a assessoria do artista, ele morreu por volta das 6h depois de sofrer um infarto agudo do miocárdio.

“Foi encontrado em casa morto, no Rio de Janeiro. A empregada foi limpar o apartamento e encontrou ele morto. Ele morava só ultimamente.”, disse Eduardo Moraes, irmão do cantor.

Antonio Carlos Moreira Pires nasceu em Ituaçu, no interior da Bahia,, em 8 de julho de 1947. Começou a tocar sanfona em festas locais e celebrações de São João ainda na adolescência.

Em 1963, aos 16 anos, foi estudar em Caculé, cidade um pouco maior perto de Ituaçu (BA), onde aprendeu a tocar violão.

Aos 19, ele foi para Salvador, onde começou a estudar no Seminário de Música da Universidade Federal da Bahia. Lá, ele conheceu seus futuros companheiros dos Novos Baianos, Luiz Galvão e Paulinho Boca de Cantor, além de Tom Zé.

Em 1968, eles criaram o espetáculo que deu origem aos Novos Baianos, Desembarque dos Bichos depois do Dilúvio Universal.

O grupo já tinha também a participação de Baby do Brasil (Baby Consuelo, na época) na voz e o guitarrista Pepeu Gomes quando foi participar do popular Festival da Música Popular Brasileira na TV em 1969, com a música “De Vera”, de Moreira e Galvão.

No ano seguinte, o grupo lançou seu disco de estreia, “Ferro na boneca”. Mas a grande obra deles viria após uma visita de João Gilberto à casa em que eles moravam juntos, já no Rio de Janeiro.

Em 1972 que eles lançaram um dos álbuns mais importantes da música brasileira, “Acabou chorare”, que consagrou os Novos Baianos e influenciou inúmeras bandas e cantores até hoje.

“Acabou chorare” juntava samba, rock, bossa nova, frevo, choro e baião e sintetizava a explosão criativa da contracultura do final dos anos 60 e início dos 70 no mundo com a riqueza da música popular brasileira.

Com a regravação de “Brasil pandeiro”, de Assis Valente, além de “Preta pretinha”, “Misterio do planeta”, “A menina dança”, “Besta é tu” e a faixa título, todas de coautoria de Moraes Moreira, o álbum de 1972 é reconhecido como um dos melhores – senão o melhor – trabalho do pop brasileiro.

Carreira solo, trio elétrico e cordel sobre quarentena

Em 1975, Moraes Moreira decide sair dos Novos Baianos. Ele começou uma parceria com o guitarrista Armandinho.

Em 1976, ele se tornou o primeiro cantor de trio elétrico, ao subir no trio de Dodô e Osmar, e cantou a música “Pombo correio”, sucesso na época.

Em 1979, ele lançou o disco “Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira”, que incluía a musica “Santa fé”, trilha de abertura da novela “Roque santeiro”, que foi censurada em 1975 pela ditadura militar, e seria exibida só dez anos depois.

Continuou lançando álbuns solo com sucesso nos anos 80, mas já fora do auge criativo dos anos 1970. Em 1996, ele reuniu os Novos Baianos, e foi lançado o álbum ao vivo “Infinito Circular”, além de contar a história do grupo em formato de cordel.

Em 1997, reúne o grupo Novos Baianos, que lança o disco ao vivo Infinito Circular, com canções dos discos anteriores e algumas inéditas. Dez anos mais tarde, Moraes Moreira publica o livro A História dos Novos Baianos e Outros Versos, escrito em linguagem de cordel, conta a história dos Novos Baianos.

Nos últimos anos, Moraes Moreira se envolveu em shows de reunião dos Novos Baianos e a continuação de seus trabalhos solo.

No dia 17 de março, ele escreveu seu último post no Instagram, com um cordel sobre a quarentena.

Ver essa foto no Instagram

Oi pessoal estou aqui na Gávea entre minha casa e escritório que ficam próximos,cumprindo minha quarentena,tocando e escrevendo sem parar. Este Cordel nasceu na madrugada do dia 17, envio para apreciação de vocês .Boa sorte Quarentena (Moraes Moreira) Eu temo o coronavirus E zelo por minha vida Mas tenho medo de tiros Também de bala perdida, A nossa fé é vacina O professor que me ensina Será minha própria lida Assombra-me a pandemia Que agora domina o mundo Mas tenho uma garantia Não sou nenhum vagabundo, Porque todo cidadão Merece mas atenção O sentimento é profundo Eu não queria essa praga Que não é mais do Egito Não quero que ela traga O mal que sempre eu evito, Os males não são eternos Pois os recursos modernos Estão aí, acredito De quem será esse lucro Ou mesmo a teoria? Detesto falar de estrupo Eu gosto é de poesia, Mas creio na consciência E digo não a todo dia Eu tenho medo do excesso Que seja em qualquer sentido Mas também do retrocesso Que por aí escondido, As vezes é o que notamos Passar o que já passamos Jamais será esquecido Até aceito a polícia Mas quando muda de letra E se transforma em milícia Odeio essa mutreta, Pra combater o que alarma Só tenho mesmo uma arma Que é a minha caneta Com tanta coisa inda cismo…. Estão na ordem do dia Eu digo não ao machismo Também a misoginia, Tem outros que eu não aceito É o tal do preconceito E as sombras da hipocrisia As coisas já forem postas Mas prevalecem os relés Queremos sim ter respostas Sobre as nossas Marielles, Em meio a um mundo efêmero Não é só questão de gênero Nem de homens ou mulheres O que vale é o ser humano E sua dignidade Vivemos num mundo insano Queremos mais liberdade, Pra que tudo isso mude Certeza, ninguém se ilude Não tem tempo,nem.idade

Uma publicação compartilhada por Moraes Moreira (@moraesmoreiraoficial) em

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS