Redação Pragmatismo
Notícias 16/Mar/2020 às 21:14 COMENTÁRIOS
Notícias

URGENTE: Presídios em São Paulo têm fugas em massa e rebeliões

Publicado em 16 Mar, 2020 às 21h14

Centenas de detentos fugiram de vários presídios no estado de São Paulo. Há reféns em algumas unidades prisionais. "Medidas para conter o coronavírus" teriam causado insatisfação

fuga presos coronavírus são paulo

Diversas rebeliões em presídios do estado de São Paulo acontecem na noite desta segunda-feira (16). Há registros de fuga em massa de detentos e reféns são feitos em algumas unidades prisionais.

Os motins seriam uma reação à decisão da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ) de suspender a saída temporária de detentos em razão do avanço da epidemia do novo coronavírus.

Apenas no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Dr. Rubens Aleixo Sendin, em Mongaguá, no litoral de São Paulo, cerca de 400 detentos fugiram.

Um vídeo que circula nas redes sociais (ver abaixo) mostra uma grande quantidade de presos correndo pela rua. Parte deles está com camisetas brancas e outros, sem camisa.

Além do CPP de Mongaguá, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que “estão ocorrendo atos de insubordinação” em presídios de Taubaté, Sumaré e Porto Feliz.

De acordo com a Polícia Militar de Mongaguá, a fuga aconteceu no início da noite de hoje, em circunstâncias que ainda não foram esclarecidas. A unidade está em rebelião, com pessoas sendo mantidas reféns no local.

A unidade tem capacidade para 1.640 presos e estava com 2.796, um total de 1.156 presos a mais do que a capacidade, segundo o site da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

De acordo com o presidente do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp), Fabio Jabá, as rebeliões seriam uma reação à decisão da CGJ de suspender a saída temporária de presos por conta da pandemia do novo coronavírus. Os presos foram informados na tarde de hoje que não poderiam deixar as unidades.

Nesta quinta-feira (12), órgãos públicos cujas sedes estão instaladas na cidade de São Paulo implementaram restrições à entrada e circulação de pessoas como forma de contenção e prevenção de infecções por coronavírus.

Nesta segunda-feira, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu suspender audiências consideradas não urgentes e vetou a presença do público em julgamentos e em fóruns para evitar o contágio do coronavírus. A recomendação é que só sejam atendidos casos considerados urgentes.

Tremembé

Uma rebelião ocorre no presídio Dr. Edgar Magalhães Noronha (Pemano), em Tremembé (SP), após a saída temporária de Páscoa, prevista para esta terça (17), ser suspensa devido à pandemia de coronavírus (Covid 19). O tumulto teria iniciado após os detentos saberem da suspensão.

Mirandópolis

Presos da penitenciária de Mirandópolis, interior paulista, fizeram uma rebelião na noite desta segunda-feira, segundo informou a Polícia Militar.

Porto Feliz

Detentos da Penitenciária de Porto feliz (SP) se rebelaram no início da noite desta segunda-feira. Parte dos presos fugiu e os que permaneceram na unidade promoveram quebra-quebra e queimaram colchões.

Este texto poderá ser atualizado com novas informações a qualquer momento.

Recomendações

COMENTÁRIOS