Redação Pragmatismo
Notícias 28/Mar/2020 às 15:54 COMENTÁRIOS
Notícias

URGENTE: Itália tem 10 mil mortos vítimas de coronavírus

Publicado em 28 Mar, 2020 às 15h54

Itália tem 889 novas mortes por coronavírus neste sábado e passa de 10 mil vítimas. Espanha bate recorde de 832 mortes em um único dia. Nos EUA, doença avança sem controle e Donald Trump cogita quarentena obrigatória

itália mortos coronavírus
(Imagem: Hospital da Itália/AFP)

A Itália registou 889 novas mortes por coronavírus neste sábado (28) e superou as 10 mil vítimas. O país tem o maior número de mortos no mundo por causa do vírus.

Os 10.023 mortos na Itália são mais de três vezes mais mortos do que o total registrado na China, primeiro país afetado pela pandemia, que já diminuiu seu avanço e teve 3.295 mil mortos no total.

A Itália, país o mais afetado na Europa, chegou a 92.472 casos confirmados neste sábado. O aumento em 24 horas foi de 5.974 novos casos.

A Itália é o segundo país mais afetado do mundo em número de casos, atrás dos EUA, que já passaram dos 110 mil confirmações . Mas os EUA têm 1,9 mortes registradas, menos do que na Itália.

ESPANHA

A Espanha registrou 832 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, informou neste sábado (28) o Ministério da Saúde espanhol. É o número mais alto registrado em um único dia desde que o novo coronavírus chegou ao país.

Segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e do Ministério da Saúde espanhol, o país é o segundo com o maior número de mortes pela doença no mundo, 5.690, ficando atrás apenas da Itália.

Com 8.189 novas infecções entre a sexta-feira (27) e este sábado, a Espanha ultrapassou a marca dos 72 mil casos, colocando-a em quarto lugar com o maior número de registros. À frente estão Estados Unidos, Itália e China.

EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que considera impor uma quarentena obrigatória sobre Nova York, Nova Jersey e parte de Connecticut, para conter o avanço do coronavírus. No discurso, Trump ainda recuou da posição de reabri a economia do país.

Segundo ele, se a quarentena for aplicada, ela deve durar no mínimo duas semanas. “Talvez não tenhamos que fazer isso, mas há uma possibilidade”, disse.

Trump disse ainda não ter certeza sobre se os Estados Unidos vão reabrir para os negócios em 12 de abril, Domingo de Páscoa, após paralisações em grandes cidades ao redor do país. “Vamos ver o que acontece”, afirmou.

Em uma coletiva de imprensa, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, afirmou que não foi avisado dos planos de Trump. “Eu conversei com o presidente sobre o navio que está chegando, mas não falamos nada sobre uma quarentena.” Espera-se que na segunda-feira chegue à cidade de Nova York um navio hospital com 1.000 leitos para atender pacientes com Covid-19.

Há 115,715 casos de infectados com o coronavírus nos Estados Unidos, sendo 52.318 só em Nova York. Até este sábado, são 1.925 pessoas mortas de Covid-19 no país americano.

Brasil

No balanço divulgado ontem (27), o Ministério da Saúde informou que o Brasil tem 3.417 casos confirmados de pessoas com o novo coronavírus. Até esta sexta-feira, foram contabilizadas 93 mortes. A taxa de letalidade, até aqui, é de 2,7%.

O governador do estado de São Paulo, João Dória, criticou as últimas ações do presidente Jair Bolsonaro, que se mostrou a favor do fim do isolamento social como está sendo feito atualmente.

“Quase metade da população do planeta está em casa. O mundo inteiro está em casa e o único certo é o presidente Jair Bolsonaro? Será essa é a racionalidade: só um certo e o mundo inteiro errado? Reflitam sobre isso.”

Mundo

Passou de 600 mil o número de pessoas infectadas com a Covid-19 no mundo, de acordo com levantamento da universidade Johns Hopkins. São 621.636 infectados, com 28.658 mortes registradas até as 13h. Já se recuperaram da doença 135.752 pessoas.

A África do Sul deu início a um bloqueio de 21 dias aos seus 57 milhões de habitantes em uma tentativa de conter a expansão da Covid-19. País registrou suas duas primeiras mortes e mais de 1.000 casos de infecção por Sars-Cov-2.

Na manhã deste sábado, a polícia sul-africana usou balas de borracha para dispersar uma aglomeração de aproximadamente 300 pessoas em frente a um supermercado de Joanesburgo, a maior cidade do país.

Siga-nos no InstagramTwitter | Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS