Redação Pragmatismo
Saúde 17/Mar/2020 às 12:07 COMENTÁRIOS
Saúde

Médica brasileira que vendeu "soro da imunidade" contra o coronavírus é investigada

Publicado em 17 Mar, 2020 às 12h07

Conselho Regional de Medicina de SP e Ministério Público investigam médica que aparece em vídeo fazendo propaganda de "soro intravenoso da imunidade" contra o coronavírus vendido em seu consultório. Não há evidência científica de que a infusão previne Covid-19

médica Isabella Abdalla
A médica Isabella Abdalla

Contrariando cientistas, médicos e a própria lei, uma médica de Ribeirão Preto (SP) usou o Instagram para fazer propaganda de um “soro da imunidade”, que vende em seu consultório, contra o novo coronavírus (SARS-CoV2).

Isabella Abdalla tem uma clínica de nutrologia e longevidade. Ela chegou a gravar um vídeo de gestantes tomando o “soro”, em que fala que “todo mundo vai ficar imune do corona”.

Na propaganda, Isabella diz que o “soro” é composto de alta dose de vitamina C, outras vitaminas e antioxidantes. “Gente, essa turma minha de gestante está uma mais maravilhosa que a outra. Todo mundo tomando soro para imunidade, ‘né’? Ficar imune do corona”, afirma a médica.

Não existe qualquer estudo que indique que o coquetel oferecido por Isabella tenha efeito de proteção contra o coronavírus.

A resolução 1.974 do Conselho Federal de Medicina proíbe médicos de “fazer propaganda de método ou técnica não aceito pela comunidade científica”.

Investigada

O Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremesp) informou nesta segunda-feira (16) que vai abrir investigação contra a médica Isabella Abdalla.

A sindicância do Cremesp vai correr em sigilo. O órgão informou também que todo e qualquer ato médico deve ser pautado pelo Código de Ética Médica e os profissionais devem estar atentos aos limites da publicidade impostos pelo Conselho Federal de Medicina.

Segundo a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), em 2015, Isabella cursou pós-graduação na especialidade, mas não fez prova de título para atuar como nutróloga.

O Ministério Público de Ribeirão Preto instaurou um inquérito civil para investigar se a médica Isabella Abdalla promoveu propaganda enganosa.

Para o promotor Ramon Lopes Neto, Isabella pode ter agido de maneira oportunista, porque não há conhecimento sobre um medicamento disponível no mercado com evidência científica que possa evitar o contágio do coronavírus.

“O Ministério Público se preocupa se pessoas aproveitando esse momento de incerteza, de pavor, até de pânico de algumas pessoas, tenham proveitos econômicos indevidos”, diz.

Redes sociais

Isabella suspendeu suas contas nas redes sociais após a repercussão do caso. Horas depois, ela reativou o Instagram para divulgar um vídeo de esclarecimento.

“Em momento algum do vídeo, vocês podem ver no vídeo, eu citei a palavra que o soro poderia curar, poderia prevenir ou poderia tratar o coronavírus. O soro ele nada mais é que um conjunto de vitaminas e antioxidantes que pode melhorar o seu sistema imunológico. Então é através de uma melhora do sistema imune que você tenha mais saúde para poder, às vezes, combater melhor qualquer tipo de coisa. O intuito que eu quis dizer no vídeo foi esse”, diz a médica.

Após a justificativa de Isabella, a Associação Brasileira de Nutrologia emitiu comunicado para informar que não faz parte de protocolos da nutrologia o uso de soroterapia endovenosa para prevenção de doenças infectocontagiosas.

“Não há nenhuma evidência científica de que a infusão de soros, com qualquer dose de vitaminas, minerais, aminoácidos, antioxidantes ou outros nutrientes, tenha efeito preventivo contra o novo Coronavírus”.

VÍDEO:

Recomendações

COMENTÁRIOS