Redação Pragmatismo
Rede Globo 10/Mar/2020 às 09:54 COMENTÁRIOS
Rede Globo

Mãe de criança assassinada por Suzy aparece e dá entrevista

Publicado em 10 Mar, 2020 às 09h54

O apresentador Sikêra Junior, um dos ídolos da família Bolsonaro, levou ao seu programa a mãe da criança de 9 anos que foi assassinada por Suzy. Entrevista encerra o assunto: o que a Globo fez é indefensável. Teve até abraço do repórter

criança assassinada suzy
Mãe da criança (esq)

Joaquim de Carvalho, DCM

Um programa de TV sensacionalista — o do Sikêra, da RedeTV! — aproveitou o vacilo da Globo e colocou a mãe da vítima da trans Suzy para falar sobre a dor da perda do filho. Teve até abraço do repórter.

“O que mais indignou a senhora nesta reportagem”, pergunta o jornalista à mãe do menino Fábio, assassinado e estuprado em 2010 por Suzy.

“Foi ele receber um abraço, receber cartinha e ainda receber um bombonzinho na prisão. Eu recebi o quê? Estou me levantando, porque Deus está comigo”, disse ela.

No vídeo sobre a reportagem que deputados de direita estão divulgando, não é apresentado o nome da mãe, só a imagem e as palavras chocantes e irrefutáveis.

Globo expos Dráuzio Varella a uma situação indefensável. O abraço que Dráuzio deu em Suzy é um gesto humanitário e que merece divulgação. Mas quem assistiu foi induzido a uma interpretação equivocada.

É compreensível a razão pela qual Suzy não recebe visita da própria família. Além do caso do crime hediondo que foi estuprar e matar uma criança, Suzy ainda responde pela acusação de molestar o sobrinho, quando este tinha 5 anos.

Atribuir a solidão de Suzy à transfobia, como a Globo fez, é jornalisticamente desonesto, porque não contempla a variável do crime hediondo.

Gerou uma campanha de solidariedade à Suzy, inclusive com vaquinha virtual para comprar bombom, mas seria interessante saber se quem contribuiu faria isso novamente.

Quanto à TV e a reação dos deputados de extrema direita, não há preocupação alguma com a mãe ou solidariedade à sua dor. É só uma campanha que usa o sangue de uma criança para atingir dois alvos: Globo e Dráuzio Varella.

Eles poderiam ter evitado esse constrangimento — para dizer o mínimo.

Recomendações

COMENTÁRIOS